Desvelando a comunicação científica imprecisa e fraudulenta na Medicina:

uma radiografia fundamentada em estudos de retratações

Autores

Palavras-chave:

Comunicação científica, Informação e Saúde, Saúde pública

Resumo

A comunicação científica constitui dispositivo formal de divulgação de resultados de pesquisas e elemento vital para o avanço do conhecimento. No campo da medicina, implica também em práticas médicas com potencial de preservar vidas, ou, quando imprecisas, expor pacientes a riscos. Em conjunturas de emergência global em saúde pública, como na COVID-19, ou em ocorrências endêmicas como Zika vírus, pesquisas falhas, corrompidas em qualquer etapa do ciclo da informação, podem trazer prejuízos para a saúde pública, expandindo a extensão dos danos. Para mitigar ou atenuar essas anomalias, a retratação, mecanismo legítimo de correção do registro científico, tem sido utilizada por editores e autores para sinalizar que um artigo contém equívocos não intencionais, como erros em métodos ou amostrais, ou fraudes deliberadas, como, plágio, fabricações e falsificações. Embora tal mecanismo tenha se mostrado um avanço no âmbito da comunicação científica, as recorrentes ocorrências da comunicação científica imprecisa e fraudulenta na pesquisa médica podem apresentar uma miscelânea de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Santos-d’ Amorim, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (DCI/UFPE).

 

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia

Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor e mestre em Information Stratégique Et Critique Veille Technol - Université Paul Cézanne Aix Marseille III. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Downloads

Publicado

2024-04-06

Como Citar

SANTOS-D’ AMORIM, K. .; PRESSER, N. H.; SANTOS, R. N. M. dos. Desvelando a comunicação científica imprecisa e fraudulenta na Medicina:: uma radiografia fundamentada em estudos de retratações. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 148–150, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60362. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA III - Comunicação e Divulgação Científica