Estratégias de comunicação nutricional no youtube:
qual a avaliação dos futuros profissionais?
Palavras-chave:
Nutrição, You Tube, Comunicação científica, Educação alimentar, Educação nutricionalResumo
A comunicação online de temas científicos está a tornar-se cada vez mais significativa. Na UE, mais de 80% dos adultos utilizam a Internet para se informarem sobre ciência e investigação em geral. A comunicação sobre temas relacionados com a alimentação e a nutrição está, por sua vez, a registar um crescente volume de produção de conteúdos com presença online. Os exemplos de debates, polémicas, ou simplesmente exibição de consumos alimentares nas redes sociais é quotidiano. Além disso, os especialistas em nutrição utilizam cada vez mais as redes sociais para transmitir conhecimentos e promover mudanças comportamentais da população. Para que este esforço seja bem-sucedido, é crucial identificar formatos de comunicação eficazes. Tanto mais que, em tempos de desinformação e informações falsas, a ciência tem sido questionada, e observa-se, de forma preocupante, a erosão da confiança em instituições como a Organização Mundial da Saúde, evidenciada durante a pandemia do Covid-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caio Julius Mamedes Ribeiro, José Azevedo, Patrícia Padrão, Mariana Costa, Joana Rodrigues, Adriana Aguiar Aparício Fogel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.