Estratégias de comunicação nutricional no youtube:

qual a avaliação dos futuros profissionais?

Autores

Palavras-chave:

Nutrição, You Tube, Comunicação científica, Educação alimentar, Educação nutricional

Resumo

 

A comunicação online de temas científicos está a tornar-se cada vez mais significativa. Na UE, mais de 80% dos adultos utilizam a Internet para se informarem sobre ciência e investigação em geral. A comunicação sobre temas relacionados com a alimentação e a nutrição está, por sua vez, a registar um crescente volume de produção de conteúdos com presença online. Os exemplos de debates, polémicas, ou simplesmente exibição de consumos alimentares nas redes sociais é quotidiano. Além disso, os especialistas em nutrição utilizam cada vez mais as redes sociais para transmitir conhecimentos e promover mudanças comportamentais da população. Para que este esforço seja bem-sucedido, é crucial identificar formatos de comunicação eficazes. Tanto mais que, em tempos de desinformação e informações falsas, a ciência tem sido questionada, e observa-se, de forma preocupante, a erosão da confiança em instituições como a Organização Mundial da Saúde, evidenciada durante a pandemia do Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Julius Mamedes Ribeiro, Universidade do Porto

Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras. Universidade do Porto.

José Azevedo, Universidade do Porto

Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto. 

Patrícia Padrão, Universidade do Porto

Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública. Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Porto.

Mariana Costa, Universidade do Porto

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Joana Rodrigues, Universidade do Porto

Universidade do Porto.

Adriana Aguiar Aparício Fogel, Universidade do Porto

Doutoranda em Media Digitais pela Universidade do Porto. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Publicado

2024-04-03

Como Citar

RIBEIRO, C. J. M.; AZEVEDO, J.; PADRÃO, P.; COSTA, M.; RODRIGUES, J.; FOGEL, A. A. A. Estratégias de comunicação nutricional no youtube:: qual a avaliação dos futuros profissionais?. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 142–144, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60263. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA III - Comunicação e Divulgação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)