Inovação e sustentabilidade na comunicação científica na era da Ciência Aberta

Autores

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Sustentabilidade, Comunicação científica, Informação e Saúde

Resumo

A ciência aberta tem um enorme potencial transformador, estabelecendo um novo paradigma de investigação, no qual todos os investigadores partilham e têm acesso sem precedentes a todo o corpus de investigação para análise, extração de texto e dados, e outros métodos de investigação inovadores. Mas, para que esta visão e este potencial se concretizem, de forma sustentável e equitativa, não basta simplesmente alterar os modelos de negócio, e transformar o pagamento de assinaturas em pagamento de taxas de publicação. É necessário introduzir inovações nos processos e ferramentas de publicação e disseminação dos resultados de investigação, aproveitando integralmente as possibilidades oferecidas pelo ambiente e, simultaneamente, retomar o controlo do sistema de comunicação de comunicação académica pela comunidade científica e as suas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloy Rodrigues, Universidade do Minho

Especialista em Ciências Documentais e Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

RODRIGUES, E. Inovação e sustentabilidade na comunicação científica na era da Ciência Aberta. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 89–90, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60176. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA III - Comunicação e Divulgação Científica