Big Data em saúde:

desafios e perspectivas na visão da ciência da informação

Autores

Palavras-chave:

Informação e Saúde, Big Data, Ciência da Informação

Resumo

O presente documento pretende debater sobre como a Inteligência Artificial, em especial no uso do Big Data nesses ambientes, podem auxiliar no processo de armazenamento e coleta de informações na área da Saúde e assim ter o apoio da encontrabilidade de informação na ação de diagnóstico por evidências tendo a visão da Ciência da Informação como pano de fundo. O entendimento da explosão informacional se deu no desenvolvimento das chamadas tecnologias de informação e comunicação e muitos pesquisadores têm procurado dedicar-se ao estudo da informação e a melhor maneira de empregá-la com o objetivo de agregar valor a serviços e produtos, aumentando a produtividade, mapeando públicos e diversificando oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira Café, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor Adjunto na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Ciência da Informação pela IBICT/UFRJ. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcio Gonçalves, Universidade Estácio de Sá - UNESA / Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA

Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

CAFÉ, C. A. F.; GONÇALVES, M. Big Data em saúde: : desafios e perspectivas na visão da ciência da informação. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 80–82, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60139. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA II - Inteligência Artifical na Medicina