Plataforma inteligente de predição do risco de doenças crônicas não transmissíveis de apoio à decisão clínica na atenção primária de saúde, usando Inteligência Artificial
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Informação e Saúde, Plataformas digitaisResumo
A combinação de envelhecimento da população, escassez de profissionais da saúde, aumento da carga de Doenças Crônica Não Transmissíveis (DCNT) e restrições de recursos estão afetando o ecossistema de saúde de várias maneiras, incluindo aumento da pressão no atendimento de urgência e emergência, custos com internações e maior exposição de pacientes a infecções hospitalares. Um forte elemento dessa combinação é formado por quatro grupos principais de DCNT, incluindo doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes. Esses grupos de doenças têm sido motivo de crescente preocupação da sociedade e de governos de todo o mundo, por colocar as pessoas em maior risco de complicações, invalidez e morte. De acordo com a (Organização Pan-Americana da Saúde, 2016), a epidemia de DCNT provocará um custo equivalente a US$ 21,3 trilhões em perdas econômicas nos países de renda baixa e média nas próximas duas décadas, valor próximo da soma dos produtos internos brutos (PIB) desses países em 2013 (US$ 24,5 trilhões).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Oberdan Santos da Costa, Luis Borges Gouveia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.