Gestão da informação nos sistemas de saúde:

uma reflexão sobre a produção de dados nas organizações de saúde

Autores

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Sistemas de Saúde, Informação e Saúde

Resumo


No contexto das organizações, os dados são produzidos em função das necessidades. Muitas vezes, essa produção é imposta por requisitos impostos pelo exterior à própria organização. Por exemplo, no caso das obrigações legais, como as associadas aos impostos ou mesmo, em situações de necessidade de conformidade com os clientes ou os fornecedores (bem comuns no contexto da prestação de cuidados em contexto de saúde); neste caso, aspetos associados com determinados tipos de certificação existem, como a questão da segurança da informação (ISO 27000) ou, mais simples, pela certificação da atividade em processos (ISO 9000) – proporcionando sistemas de qualidade que melhoram a atividade das organizações – por via da normalização. Estes requisitos exteriores à própria organização acabam por influenciar os dados extraídos da atividade da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Lancaster. Mestre em Engenharia Electrotecnica e de Computadores pela Universidade do Porto. Professor da Universidade Fernando Pessoa. Membro do CITCEM.

Silvério Brunhoso Cordeiro, Universidade Fernando Pessoa

Doutor em Ciências da Administração e Mestre em Administração Pública ambos pela Universidade do Minho. Professor da Universidade Fernando Pessoa.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

GOUVEIA, L. B.; CORDEIRO, S. B. Gestão da informação nos sistemas de saúde:: uma reflexão sobre a produção de dados nas organizações de saúde. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 47–49, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60046. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA I - Gestão da Informação nos Sistemas de Saúde