Análise por revisão sistemática sobre prontuários eletrônicos do paciente em unidades de saúde:
foco na gestão de dados e segurança da informação
Palavras-chave:
Gestão da Informação, Sistemas de Saúde, Segurança da Informação, Informação e Saúde, Prontuários eletrônicosResumo
Considerando o painel temático da conferência sobre a Gestão da Informação nos Sistemas de Saúde, este estudo apresenta uma análise por revisão sistemática sobre prontuários eletrônicos do paciente em unidades de saúde, com foco na gestão de dados e segurança da informação. A importância dessa temática reside na necessidade de garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações de saúde dos pacientes, bem como promover a interoperabilidade entre sistemas e a troca eficiente de dados clínicos entre diferentes instituições de saúde. A revisão sistemática da literatura e a revisão integrativa conduzidas neste estudo permitiram identificar as práticas adotadas nos prontuários eletrônicos em diferentes países, contribuindo para a compreensão dos avanços e desafios enfrentados nesse contexto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tiago Emílio de Sousa Araújo, Fabio Assis Pinho, Wagner Junqueira Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.