Criação da base de dados e mapeamento conceitual para elaboração do tesauro da Literatura de Cordel

Autores

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Semântica discursiva, Análise temática, Representação da informação

Resumo

Este artigo descreve o processo de criação da Base de Dados Literatura de Cordel, cujos folhetos foram analisados com o objetivo de identificar seus temas e organizar sua estruturação conceitual para a futura elaboração de um tesauro da área. Os cordéis disponíveis na base de dados fazem parte de acervos diversos e são de autoria de poetas populares identificados em pesquisas realizadas anteriormente. A Semântica Discursiva (GREIMAS, 1976) foi o método de análise linguística e textual utilizado para identificar os temas abordados nos folhetos de cordel. As Classes Temáticas para cordéis, criadas por Albuquerque (2011), foram o ponto inicial da análise do corpus da pesquisa e oportunizaram a organização e a demonstração das relações semânticas existentes entre os temas e as figuras encontradas nos folhetos. Como resultado, foram criadas 27 Classes Temáticas, chamadas, neste estudo, de Categorias. Cada uma delas foi desdobrada em subcategorias, com os respectivos conceitos, para auxiliar a representação temática e facilitar a recuperação do folheto de cordel. O estudo viabilizou a construção de uma base de dados em que estão organizados 2.668 títulos de folhetos de cordel representados de modo temático. Com os dados coletados e organizados nessa primeira fase, será possível elaborar o ‘Tesauro da Literatura de Cordel’, próxima ação a ser realizada na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Ciência
da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da
Paraíba (PPGCI/UFPB). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4934-5918. E-mail: ebaltar2007@gmail.com

Gracy Kelli Martins, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1805-9292. E-mail: gracykelli@gmail.com

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departa-
mento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente externa
do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/
UEL). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7750-3269. E-mail: fernanda@facc.ufrj.br

Denysson Axel Ribeiro Mota, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Curso de Bibliote-
conomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2069-134X. E-mail: denyssonmota@gmail.com.

André Anderson Cavalcante Felipe, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5349-4353. E-mail: andreandersonf@gmail.com

Sale Mário Gaudêncio, Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecário da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Eveline Filgueiras Gonçalves, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecária da Universidade de Brasília (UnB). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8228-1920. E-mail: evelinefg@gmail.com

Fabiana da Silva França, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8330-4621. E-mail: fabiana21franca@gmail.com

Rosane Suely Álvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5405-072X. E-mail: lunardelli@uel.br

Lucélia Mara de Souza Serra, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bibliotecária (UFCA). Bibliotecária
da Universidade Federal do Ceará (UFC). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9030-5438. E-mail: lucelia.serra@ufca.edu.br

Maria Eduarda Dantas Hardman Urtiga, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda do Curso de Engenharia da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-7003-6282. E-mail: udahardmann@gmail.com

Referências

ALBUQUERQUE, M. E. B. C. Literatura popular de cordel: dos ciclos temáticos à classificação bibliográfica. 2011. 321 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em:

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6183. Acesso em: 2 fev. 2022.

BARITÉ, M. G. La garantía cultural como justificación en sistemas de organización de conocimiento: aproximación crítica. Palabra Clave, v. 1, n. 1, p. 2-11, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/60772. Acesso em: 30 abr. 2023.

BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003.

CHAUÍ, M. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1982.

DINIZ, M. L. V. P. et al. Semiótica: um novo paradigma para leitura do verbal, não-verbal e sincrético. In: CELLIP - CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO PARANÁ, 13., 2000, Campo

Mourão. Anais [...]. Campo Mourão, PR: FECILCAM, 2000. Disponível em: http://web. archive.org/web/20100707072214/http://webmail.faac.unesp.br/~mldiniz/publicacoes/ artigo003.html. Acesso em: 30 abr. 2023.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996. GREIMAS, A. J. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1976.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Le- mos, 2004.

PAIS, C. T. Literatura oral, literatura popular e discursos etno-literários. In: BATISTA, M. F. B. M. et al. (org.). Estudos em literatura popular. João Pessoa: Editora Universitária, 2004.

ORLANDI, E. P. (org.) Discurso fundador. Campinas: Pontes, 1993.

SILVA, G. F. (org.). Dicionário Brasileiro de Literatura de Cordel. Rio de Janeiro: Editora Rovelle, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. E. B. C. de; MARTINS, G. K.; SANTOS, R. F. dos; MOTA, D. A. R.; FELIPE, A. A. C.; GAUDÊNCIO, S. M.; GONÇALVES, E. F.; FRANÇA, F. da S.; LUNARDELLI, R. S. Álvares; SERRA, L. M. de S.; URTIGA, M. E. D. H. Criação da base de dados e mapeamento conceitual para elaboração do tesauro da Literatura de Cordel. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 92–114, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58399. Acesso em: 21 nov. 2024.