Rendas têxteis artesanais nos ambientes de memória:
a inclusão digital multiplicadora da informação
Palavras-chave:
Patrimônio imaterial, Memória, Inclusão digital, Economia criativa, Rendas artesanais, ArtesanatoResumo
Esse artigo propõe apresentar e debater as possibilidades de comunicação das coleções têxteis, e de modo especial, dos acervos de rendas artesanais e suas rendilheiras nos espaços expositivos como a casa-museu, os centros de memória e memoriais contextualizando o patrimônio cultural e considerando as categorias de lugar. Nessa perspetiva, pretende-se ampliar a discussão sobre a inclusão digital como impulsionadora dos processos de reconhecimento, gestão e salvaguarda do património imaterial. O estudo é desenvolvido pela análise de projetos expositivos que se valem de abordagens híbridas incorporando as tecnologias digitais como multiplicadoras da abrangência, continuidade e (re)uso da informação. A abordagem conceitual inclui o debate sobre a curadoria contextualizada da produção artesanal no amplo espectro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Portanto, os contextos de produção do bem cultural, com ênfase na capacidade de transmissão a partir dos processos tradicionais de formação, bem como os modos de organização social do trabalho artesanal, revelam-se norteadores do discurso adotado para apresentação dos acervos nos ambientes físicos e digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Helga Maria Costa Freitas Pompeu, Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto, Yacy Ara Froner Gonçalves, Frederico de Paula Tofani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.