As lives possibilitando a Educação de usuários na pandemia:
a Biblioteca Universitária do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade em foco
Palavras-chave:
Educação de usuários, Lives, Pandemia, Coronavírus, Covid-19, Bibliotecas universitáriasResumo
No contexto mundial atual, no qual (con)vivemos com a pandemia do novo Coronavírus (COVID 19), buscou-se a reinvenção das relações laborais, culturais, educacionais e sociais. Nessa perspectiva e, observando como se daria essas novas relações diante da necessidade do distanciamento social e da suspensão das aulas presenciais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), passamos a utilizar amplamente as redes sociais para potencializar o contato com os usuários na perspectiva virtual. Nesse âmbito, pensou-se numa interação mais próxima e as lives foram uma alternativa para fortalecer a comunicação entre a Biblioteca e comunidade, levando para toda a sociedade temas relevantes para uma reflexão coletiva. Assim, foi possível oferecer conteúdo de qualidade, como palestras virtuais especializadas, protagonizando as ações da biblioteca frente ao processo de educação de usuários durante essa pandemia.
Downloads
Referências
BECKER, Howard S.. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
BORGES, Jussara. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: evidências a partir de organizações da sociedade civil de Salvador. Salvador: EdUFBA, 2013.
BORGES, Jussara. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: estudo com organizações da sociedade civil de Salvador. 2011. 364f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação; Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5558/1/Tese%20Poscom%20Jussara%20Borges.pdf. Acesso em 10 out. 2021.
BRASIL, Lei n° 11.340, de 7 de agosto de 2006. Capítulo I - disposições gerais, Art. 5° Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em 13 de set. 2021.
HOLLOWAY, I.; WHEELER, S. Qualitative research for nurses. Great Britain: Blackwell Science, 1996.
LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica. São Paulo. Edições Loyola, 2004.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa; CARVALHO, Angela Maria Grossi de. Sociedade da Informação: avanços e retrocessos no acesso e no uso da informação. Informação & Sociedade: estudos. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), v. 19, n. 1, p. 45-55, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/10554. Acesso em 13 set. 2021.
SANTOS, Raquel do Rosário; DUARTE, Emeide Nóbrega; LIMA, Izabel França de. O papel do bibliotecário como mediador da informação no processo de inclusão social e digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 36-53, jan./jun. 2014. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/viewFile/279/289. Acesso em 05 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fábio Jesus dos Santos, Maria Helena Amaral Martins Dantas da Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.