Acervos informatizados em Arquivos, Bibliotecas e Museus:

similaridades

Autores

Palavras-chave:

Acesso à informação, Recursos tecnológicos, Arquivo, Biblioteca, Museu

Resumo

O artigo em questão, discorre sobre o emprego dos recursos tecnológicos na gestão dos arquivos, bibliotecas e museus, que se constituem em espaços de memória e informação essenciais ao desenvolvimento científico e cultural. Sua emergência relaciona-se à necessidade da sociedade em registrar, acessar e preservar seus escritos e tradições, resultantes da cultura e da ciência produzida. O trabalho desenvolvido por essas instituições de estudo e pesquisa ao longo da história da humanidade tem sido responsável pela guarda, preservação, socialização cultural e acesso à informação de diversas origens, formatos e suportes. Traz-se uma reflexão sobre como os acervos informatizados cumprem esse papel, trabalho esse que permite viabilizar suas inserções em repositórios institucionais de forma mais precisa, ampla e globalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Suely Pinho Lopes, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Doutoranda em Ciências da Informação no ramo Jornalismo e Estudos Mediáticos pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal; Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

LOPES, A. S. P. Acervos informatizados em Arquivos, Bibliotecas e Museus:: similaridades. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 109–110, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58014. Acesso em: 21 nov. 2024.