Informação étnico racial:
a contribuição de arquivos, bibliotecas e museus na luta antirracista
Palavras-chave:
Informação étnico-racial, Unidades de informação, Atuação profissional, Comunidade de usuários, Luta antirracista, Instituições culturaisResumo
Esse tema justifica-se pelo fato de movimentos sociais negros terem protagonismo na luta antirracista e que arquivos, bibliotecas e museus são instituições que podem e devem contribuir com esses movimentos, pois através da mediação da informação étnico- racial engajam suas comunidades na luta antirracista. Fernandes e Valério (2021) consideram agenda antirracista todo comportamento que incentive a luta contra desigualdades raciais. Para Souza, Valério e Campos (2021) o acesso à informação étnico-racial contribui para as práticas antirracistas e o profissional da informação é importante nessa luta e salientam a importância da competência em informação desse profissional em questões raciais. O objetivo principal dessa pesquisa é apresentar estudos e reflexões que abordem o papel de unidades de informação na luta antirracista. Além disso, propor e conhecer ações que insiram essas instituições e seus profissionais na mediação da informação étnico-racial dentro de suas comunidades para que o (re) conhecimento da História Africana e Afro- Brasileira, engajando suas comunidades na contribuição do cumprimento da agenda antirracista gerando uma transformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Cláudia dos Santos Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.