Entre corpos e almas:
complexidades de produção, usos e preservação de objetos na formação de arquivistas, bibliotecários e museólogos
Palavras-chave:
Arquivistíca - formação acadêmica, Ética profissional, Dimensões sociais, InterdisplinaridadeResumo
Para analisar “do sincretismo à integração” e “da inter à transdisciplinaridade”, pensando na “formação integrada para arquivistas, bibliotecários e museólogos?”, defendo a interdisciplinaridade como princípio mediador e criativo fundamental para a formação entre diferentes disciplinas. Aceitas essas premissas, sustento que nossos argumentos são orientados por elementos psicossociais e culturais próprios que estabelecem não só se, como e porque esses “objetos” são criados e apropriados, como também os perfis profissionais autorizados a manuseá-los dentro desses interesses, usos e mediações a que servem. Compreendendo a cultural que orienta os sujeitos, as instituições e as diferentes apropriações que fazemos das nossas tecnologias, aceitamos as diferentes respostas dadas às questões que, aparentemente idênticas, surgiram em contextos sociais distintos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Flávio Leal da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.