Entre corpos e almas:

complexidades de produção, usos e preservação de objetos na formação de arquivistas, bibliotecários e museólogos

Autores

  • Flávio Leal da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave:

Arquivistíca - formação acadêmica, Ética profissional, Dimensões sociais, Interdisplinaridade

Resumo

Para analisar “do sincretismo à integração” e “da inter à transdisciplinaridade”, pensando na “formação integrada para arquivistas, bibliotecários e museólogos?”, defendo a interdisciplinaridade como princípio mediador e criativo fundamental para a formação entre diferentes disciplinas. Aceitas essas premissas, sustento que nossos argumentos são orientados por elementos psicossociais e culturais próprios que estabelecem não só se, como e porque esses “objetos” são criados e apropriados, como também os perfis profissionais autorizados a manuseá-los dentro desses interesses, usos e mediações a que servem. Compreendendo a cultural que orienta os sujeitos, as instituições e as diferentes apropriações que fazemos das nossas tecnologias, aceitamos as diferentes respostas dadas às questões que, aparentemente idênticas, surgiram em contextos sociais distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Leal da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutor e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Arquivologia pela UNIRIO. Professor do Departamento de Arquivologia - UNIRIO.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

SILVA, F. L. da. Entre corpos e almas:: complexidades de produção, usos e preservação de objetos na formação de arquivistas, bibliotecários e museólogos . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 47–49, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57990. Acesso em: 22 dez. 2024.