Representação multidimensional da informação:

abordagem à integração de recursos de biblioteca, arquivo e museu

Autores

Palavras-chave:

Instituições de memória, Informação multidimensional, Representação descritiva da informação, Modelo de descrição conceitual

Resumo

Os modelos conceptuais de descrição surgem devido à necessidade de criar um quadro estrutural genérico para a representação dos recursos de informação. Este tipo de modelização é gerado através de uma abstração por meio da qual é possível capturar todos os componentes de um domínio e as suas inter-relações, servindo assim de guia para a sua representação global. Consequentemente, a técnica de modelação conceptual é um elemento fundamental na concepção de sistemas de informação interoperáveis, uma vez que permite o diálogo entre componentes unívocos previamente estabelecidos que podem ser ligados por meio de relações semânticas. Nas ciências da informação e documentação, a modelação conceptual adquire uma dupla condição, uma vez que constitui uma representação do conhecimento de uma área de informação específica, ao mesmo tempo que é utilizada para padronizar a representação da informação produzida na própria área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Oliva Diaz de Arce, Universidade de Salamanca, Espanha

Doutoranda e Mestra en Sistemas de Informacão Digital pela Universidad de Salamanca, Espanha. Licenciada em Ciências da Informacão pela Universidad de La Habana, Cuba. Arquivista e gestora documental.

Manuela Moro Cabero, Universidade de Salamanca, Espanha

Professora de graduação e pós-graduação na Universidade de Salamanca, Espanha e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Doutoura em Historia pela Universidade de Salamanca.

Publicado

2023-01-02

Como Citar

DIAZ DE ARCE, E. O.; MORO CABERO, M. Representação multidimensional da informação:: abordagem à integração de recursos de biblioteca, arquivo e museu. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 39–41, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57965. Acesso em: 15 jan. 2025.