A produção da Faculdade de Medicina da Bahia no Repositório Institucional da UFBA

Autores

Palavras-chave:

Repositório Institucional, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina

Resumo

A disseminação da produção científica da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia, através do Repositório Institucional é o objeto de estudo desse artigo. Objetiva-se verificar o quantitativo e a relevância do conteúdo acadêmico e científico dessa Unidade, disponibilizados em acesso aberto. A pesquisa tem caráter descritivo e exploratório, em que se adota uma abordagem quali-quantitativa, na expectativa de quantificar e descrever os documentos inseridos no repositório. O levantamento revela que a comunidade científica da Faculdade de Medicina da Bahia disponibiliza um dos maiores quantitativos de documentos em acesso aberto em relação a outras Unidades da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davilene Souza Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. Servidora da UFBA.

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Graduação em Comunicação (Jornalismo) pela UFBA. 

Referências

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: o ensino superior da Colônia à Era Vargas. 3. ed. [revista]. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

KUHN, Thomas S. A Estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.

MEIRELLES, Rodrigo França. Gestão do processo editorial eletrônico, baseado no modelo acesso aberto: estudo em periódicos científicos da Universidade Federal da Bahia –UFBA. 132 f. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) –Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Orientadora: Profa. Dra. Helena Pereira da Silva. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5629/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o__Rodrigo_Meirelles_Revisada.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. A Disseminação da produção científica da Universidade Federal da Bahia através da implantação do seu Repositório Institucional:uma política de acesso aberto. Salvador, 2011. 242 f. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) –Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/3031/1/Tese%20Flavia.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

SANTOS, Davilene Souza. O Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia: verificação da adesão dos programas de pós-graduação da Área I. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade)–Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/307981/Dissertação%20Davilene%20-%20Versão%20final.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTOS, D. S.; ROSA, F. G. M. G. A produção da Faculdade de Medicina da Bahia no Repositório Institucional da UFBA. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 175–182, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57822. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES: Informação e desinformação: Impactos na vida humana e ecos sociais