Informação em saúde pública e comportamento de portadores do vírus da imunodeficiência humana em redes sociais
Palavras-chave:
Comportamento informacional, Saúde pública, Portadores da Imunodeficiência Humana (HIV), Informação e saúdeResumo
Objetiva analisar como o comportamento informacional dos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) interfere no tratamento do sistema imunológico e na prevenção do contágio a terceiros. Nos procedimentos metodológicos elaboraram-se o questionário estruturado eletrônico e o roteiro de entrevista orientado aos membros soropositivos e administradores da rede social whatsapp, respectivamente. Os resultados apontaram que as publicações compartilhadas nas comunidades estudadas conferema conteúdos essenciais à compreensão da situação dos portadores do HIV partícipes, que, como anunciado nas considerações finais, implicava positivamente na prevenção de contágio do HIV a terceiros e no tratamento dos soropositivos investigados.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Prevenção combinada do HIV: Bases conceituais para profissionais, trabalhadores(as) e gestores(as) de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
CALAZANS, Gabriela Junqueira; PINHEIRO, Thiago Félix; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Vulnerabilidade programática e cuidado público: panorama das políticas de prevenção do HIV e da Aids voltadas para gays e outros HSH no Brasil. Sexualidad, Salud e Sociedad: Revista Latino Americana, n.29, ago. 2018, p. 263-293.
CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. Cad. Saúde Pública. 1999, vol.15, n.4, pp.701-709.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 23.ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch;LURIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.