Biblioteconomia de dados e ciência de dados no contexto da e-science

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecário de dados., Ciência de Dados., e-Science., Bibliotecário - perfil

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, para análise de publicações científicas da literatura nacional e internacional que envolvam o tema, com o objetivo de discutir a relação entre a Biblioteconomia de Dados e a Ciência de Dados, no contexto da e-Science, a fim de elucidar a competência do profissional bibliotecário de dados à luz das bibliotecas universitárias. A Ciência de Dados é um campo amplo, e a Biblioteconomia de Dados é a soma das práticas tradicionais da Biblioteconomia aplicadas a conjunto de dados. Com isso, o papel das bibliotecas e dos bibliotecários condiz com o desenvolvimento em infraestrutura cibernética e e-Science, incluindo um elo mais dinâmico e fluido ao longo ciclo de vida dos dados e, principalmente, a capacidade do bibliotecário de se posicionar como parceiro na pesquisa. Os resultados revelam que a atuação do bibliotecário acadêmico, como bibliotecário de dados, em repositório de dados de pesquisa, é inerente à sua formação, contudo é preciso uma educação continuada para lidar com os desafios que se apresentam a respeito da organização do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Makson de Jesus Reis, Rede de Faculdades de Tecnologia e Ciências - UniFCT / Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bibliotecário na UniFTC. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3707-6485.

Normaci Correia dos Santos Sena, Câmara  Municipal de Salvador / Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Bibliotecária da Câmara  Municipal de Salvador. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2477-6201

Referências

COATES, Heather L. Building data services from the ground up: strategies and resources. Journal of eScience Librarianship, v. 3, n. 1, e1063, p. 52-59, 2014. DOI: 10.7191/jeslib.2014.1063. Disponível em: escholarship.umassmed.edu/jeslib/vol3/iss1/5/ . Acesso em: 20 ago. 2021.

CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 6, p. 1-21, dez. 2010. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/17036. Acesso em: 14 set. 2021.

CUNHA, Murilo Bastos da. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Ciência da Informação, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19651999000300003. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/ci/a/Wb33LWZdjFTqxTrRhpDbwcp/#:~:text=A%20biblioteca%20tradicional%20%C3%A9%20aquela%20onde%20a%20maioria,tablete%20de%20argila%2C%2 0o%20papiro%20e%20o%20pergaminho%29.

DAVENPORT, Thomas H. Big Data at Work: Dispelling the Myths, Uncovering the Opportunities. Boston: Harvard Business Review, 2014.

GARRITANO, Jeremy.; CARLSON, Jake R. A subject librarian’s guide to collaborating on e-science projects. Issues in Science and Technology Librarianship, Purdue University, n. 57, spring 2009. Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/lib_research/140/. Acesso em: 21 out. 2021.

GOLD, Anna. Cyberinfrastructure, data, and libraries: part 1: a cyberinfrastructure primer for librarians. D-Lib Magazine, v. 13, n. 9/10, 2007. Disponível em: www.dlib.org/dlib/september07/gold/09gold-pt1.html. Acesso em: 19 ago. 2021.

FINZER, William. The data science education dilemma. Technology Innovations in Statistics Education, California, v. 7, issue 2, 2013. DOI: https://doi.org/10.5070/T572013891.Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/7gv0q9dc. Acesso em: 22 ago. 2021.

KELLEHER, John; BRENDAN; Tierney. Data Science. London: MIT, 2018.

RICE, Robin; SOUTHALL, John. The data librarian’s handbook. London: Facet Publishing, 2016. DOI: dx.doi.org/10.5195/jmla.2019.601. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330154840_The_Data_Librarian's_Handbook Acesso em: 15 ago. 2021.

SEMELER, Alexandre Ribas; PINTO, Adilson Luiz. Data librarianship as a field study. TransInformação, Campinas, v. 32, e200034, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2318- 0889202032e200034. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/LNskQZxLgCVPRvbbFqN9vZz/?format=pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Gestão de dados científicos. Rio de Janeiro: Interciência, 2019.

SMITH, Jack. Data Science as an academic discipline. Data Science Journal , v. 5, p.163– 164, 2006. Disponível em: https://datascience.codata.org/articles/abstract/10.2481/dsj.5.163/> Acesso em: 25 ago. 2021.

SOUZA, Francisco das Chagas de. A Formação acadêmica de bibliotecários e cientistas da informação e sua visibilidade, identidade e reconhecimento social no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 23-34, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/viewFile/439/1491. Acesso em: 22 out. 2021.

SOUZA, Renato Rocha; ALMEIDA, Maurício Barcellos; BARACHO, Renata Maria Abrantes. Ciência da Informação em transformação: big data, nuvens, redes sociais e web semântica. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 42, n. 2, p. 159-173, maio/ago. 2013. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1379. Acesso em: 18 out. 2021.

STRYKER, Charlie. Big data will impact every part of your life. 22 set. 2014. (9:10). Video. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0Q3sRSUYmys . Acesso em: 22 out. 2021.

TAURION, Cézar. O caos conceitual e os 5V´s do big data. Revista CIO, 11 maio 2012a. Disponível em: https://cio.com.br/tendencias/o-caos-conceitual-e-os-5-vs-do-big-data/ . Acesso em: 10 nov. 2021.

TAURION, Cézar. Você realmente sabe o que é big data? 30 abr. 2012b. Disponível em: https://www.tiespecialistas.com.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-big-data/ . Acesso em: 10 nov. 2021.

TENOPIR, Carol; BIRCH, Ben; ALLARD, Suzie. Academic libraries and research data services: current practices and plans for the future. Association of College and Research Libraries (ACRL), White Paper. June 2012. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/publications/whitepapers/Tenopir_Birch_Allard.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

THOMPSON, John B. Mídia e modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução de Wagner de Oliveira Brandão. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

ZINS, Chaims. Conceptual Approaches for defining Data, Information and Knowledge. Journal of The American Society for Information Science and Technology, v. 58, n. 4, p. 479–493, 15 feb. 2007. DOI: 10.1002/asi.20508. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220432993. Acesso em: 14 out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

REIS, M. de J.; SENA, N. C. dos S. Biblioteconomia de dados e ciência de dados no contexto da e-science. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. Ed. Especial, p. 51–64, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57761. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

EIXO 2: Serviços e Produtos de Informação em Bibliotecas Universitárias