Indexação de imagens médicas:
uma perspectiva a partir da literatura internacional
Palavras-chave:
Indexação, Imagens médicas, Indexação de imagens, Ciência da informação, Representação da informaçãoResumo
A atual situação de pandemia mundial evidenciou a importância da informação em saúde para a tomada de decisão, desenvolvimento científico e prestação de serviços. O acesso e uso eficiente da informação digital em saúde é viabilizado a partir de práticas eficientes de organização e representação documental. O objetivo doestudo é investigar o desenvolvimento teórico sobre indexação de imagens médicas e apresentar, a partir das abordagens dos estudos, uma contextualização atual que situe os desafios e perspectivascontemporâneas que envolvem a atividade. Para tanto, realizou-se o mapeamento da produção científica internacional a partir do levantamento bibliográfico nas bases de dados Web of Sciencee Scopus. Constata-se o pouco envolvimento da Ciência da Informaçãocom o tema, sendo emergente o desenvolvimento de estudos teóricos e aplicados que estejam atentos às especificidades da representação e recuperação por assuntos de imagens clínicas como forma de favorecer a comunicação da informação médica e científica.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BENTES PINTO, V. Indexação morfossemântica de imagens no contexto da saúde visando à recuperação de informações. História,Ciências, Saúde –Manguinhos, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p.313-330, abr.-jun. 2008.
CARRO, S. A. Um modelo de dados para a indexação e recuperação de imagens médicas na web. Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). 2003.Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
CUNHA, I. M. R. F. (Coord.). Análise documentária: considerações teóricas e experimentações. São Paulo: FEBAB, 1989.
FERNEDA, E. Ontologia como recurso de padronização terminológica em um sistema de recuperação da informação. 2013. 98 f. Relatório de Pesquisa (Pós-doutorado em Ciência da Informação) -Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2013.
FUJITA, M. S. L.Linguagem documentária em Odontologia: uma aplicação do sistema de indexação PRECIS. 1992. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) -Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 3 v.
GIL LEIVA, I. Manual de indización: teoría ypráctica. Gijón: Trea, 2008.
GONÇALVES, M. Digital libraries. In: BAEZA-YATES, R.; RIBEIRO-NETO, B. Modern information retrieval: the concepts and technology behind search. 2nd ed. Harlow: Pearson, 2011.
KURAMOTO, H. Sintagmas nominais: uma nova abordagemno processo de indexação. In: NAVES, M. M. L.; KURAMOTO, H. (Orgs.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília: Briquet de Lemos, 2006. p. 117-137.
NAVES, M. M. L.; KURAMOTO, H. (Orgs.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
NAVARRO, G.; ZIVIANI, N. Documentos: linguagens e propriedades. In: BAEZA-YATES, R.; RIBEIRO-NETO, B. Recuperação de informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 187-247.
RUBIN, R. E. Foundations of Library and Information Science. 4. ed. London: Facet Publishing, 2016.
SOUZA, J. C. C. E. de.; ALMEIDA, E. C. P. de. Representação de imagens biomédicas: princípios para análise. In: XVIIENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais Eletrônico...Salvador: PPGCI, UFBA, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B7rxeg_cwHajMW9ZV0xFZHBhTnc/view. Acesso em: 6 abr. 2020.
TARTAROTTI, R. C. D.; DAL’EVEDOVE, P. R.; FUJITA, M. S. L. Avaliação da consistência da indexação em bibliotecas universitárias federais da Região Nordeste do Brasil. Anales de Documentación, v. 20, n. 1. p. 1-19, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paula Regina Dal’Evedove, Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.