A DEFENSORIA PÚBLICA ENQUANTO GARANTIA DO CONSTITUCIONALISMO SOCIAL: O ACESSO À JUSTIÇA E A CONSAGRAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS
Resumo
Pretende-se esboçar com esse estudo uma análise acerca da Defensoria Pública como importante conquista oriunda do constitucionalismo social. Buscamos ainda, no presente trabalho, esclarecer que acessar o Judiciário tem sido cada vez mais oneroso, sendo, nesse sentido, a defensoria pública importante vetor para se alcançar a concretização de direitos daqueles que não dispõem de recursos suficientes para arcar com as custas de um processo. Percebe-se a necessidade de fortalecimento da defensoria pública enquanto função essencial da justiça a fim de que se possa concretizar, de fato, o mínimo existencial jurídico-social.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-08
Como Citar
Santana, H. F. de, & Santos, Ênyo R. N. (2016). A DEFENSORIA PÚBLICA ENQUANTO GARANTIA DO CONSTITUCIONALISMO SOCIAL: O ACESSO À JUSTIÇA E A CONSAGRAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. Revista Do CEPEJ, (18). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/CEPEJ/article/view/20301
Edição
Seção
Artigos de edições antigas
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.