O GRANDE ENCARCERAMENTO BRASILEIRO: POLÍTICA CRIMINAL E PRISÃO NO SÉCULO XXI
Resumo
O presente estudo busca analisar o movimento de encarceramento no Brasil, destacando-se o contexto político- criminal brasileiro após a retomada democrática em 1988 e na virada do século XXI. Dentre as características deste processo de encarceramento, buscou-se destacar a seletividade racial, o uso de prisões sem condenação e o estado de coisas do sistema carcerário brasileiro. Esta pesquisa utiliza o método da documentação indireta, através das técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, tendo sido analisados relatórios e documentos estatísticos sobre o encarceramento no Brasil no período destacado. O objetivo deste artigo consiste em analisar criticamente a expansão exponencial do uso da prisão e, deste modo, instrumentalizar o pensamento crítico que não confere legitimidade ao cárcere ou ao sistema penal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.