Educação e luta: sobre a participação das mulheres no PAIGC, o Jornal Blufo e Amilcar Cabral

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v14i1.51349

Keywords:

Blufo, Amilcar Cabral, Educação

Abstract

A Guiné-Bissau e Cabo Verde estiveram em luta pela libertação nacional entre 1963-1973, o PAIGC foi o partido que unificou a maior parte dos movimentos para a ação. Nesse artigo irei analisar como a presença de Amilcar Cabral no jornal estudantil, afetou o currículo da escola e uma reflexão participação das mulheres no PAIGC. O Blufo foi uma ferramenta didática, elaborada pelo PAIGC, no sentido de colaborar para formação estudantil, cultural e política das pioneiras e pioneiros, na construção de laços internacionalistas e pan-africanistas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Os perigos de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

AZEVEDO, Licínio; RODRIGUES, Maria Da Paz. Diário da libertação: A Guiné-Bissau da Nova África. São Paulo: Versus, 1977.

CABRAL, Amilcar. A arma da teoria. Lisboa: Seara Nova, 1976.

CABRAL, Amilcar. Guiné-Bissau, nação africana forjada na luta. Lisboa: Nova Aurora, 1974.

CABRAL, Amilcar. Unidade e Luta. Lisboa: Seara Nova, 1978.

CASA COMUM. Blufo. Disponível em: <http://casacomum.org/cc/arquivos?set=e_2684>. Acesso em: 25 nov. 2019.

DIOP, Cheikh Anta. The african origin of civilization: myth or reality. New York: Lawrence Hill & Company, 1974

FIGUEIREDO, Fábio Baqueiro. “Amilcar Cabral: construção da nação e modernização da cultura”. In: CARVALHO FILHO, Silvio de Almeida; NASCIMENTO, Washington San-tos. Intelectuais das Áfricas. 2ª ed. Campinas: Pontes, 2019.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FUNDAÇÃO MARIO SOAERS. Blufo: Órgão dos pioneiros do PAIGC. Disponível em: <http://www.fmsoares.pt/iniciativas/ilustra_iniciativas/2003/000373/>. Acesso em: 25 nov. 2019.

GUIDI, Janete Aparecida. O uso do jornal como suporte à aprendizagem. In: Congresso Nacional de Educação, 11., 2013, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUC Paraná, 2013. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9006_4660.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2019.

HOUNTONDJI, Paulin. Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. Revista Critica de Ciências Sociais, n. 8, p. 149-160, 2008.

LOPES, Antonio Soares. Os media na Guiné-Bissau. Bissau: Edições Corubal, 2015.

MONDLANE, Eduardo Chivambo. Lutar por Moçambique. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1976.

MONTEIRO, Artemisa Odila Candé. Da luta armada à construção do Estado Nacional - Conexões entre o discurso de Unidade Nacional e Diversidade Étnica (1959-1994). 2013. 318f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

NOGUERA, Renato. Ensino de Filosofia e a Lei 10639/03: criação de conceitos a partir da afrocentricidade como plano de imanência. Revista África e Africanidades, ano 3, n. 11, novembro, 2010.

PEREIRA, Amilcar Araújo. A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil”. Cadernos de História. Vol. 12, N. 17, pp. 25-45, 2011.

PEREIRA, Amilcar Araújo; VITTORIA, Paolo. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estudos Históricos. Rio de Janeiro: Vol. 25, N. 50, pp. 291-311, dez. 2012.

ROMÃO, José Eustásquio; GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOUZA, Mônica Lima e. Caminhos da História africana e afro-brasileira: aulas de campo no Cais do Valongo no ensino de História na cidade do Rio de Janeiro. In: GABRIEL, Carmen T.; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcus L.B. (orgs.) Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

WESSELING, H. L. Dividir para dominar: A partilha da África 1880-1914. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora Revan, 2008.

Published

2022-10-01

Issue

Section

Artigos para Dossiê