A Festa Universitária como Prática Fomentadora de Valores na Organização: As Economíadas à Luz da Ergologia

Autores

  • Rodrigo Guimarães Motta PUC-SP http://orcid.org/0000-0002-5331-0294
  • Iara Mola Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Maria Amélia Corá Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Festas Universitárias, Economíadas, Ergologia, Debate de Valores, Afetividade.

Resumo


As Economíadas são o maior evento esportivo entre as melhores faculdades de Administração e Economia de São Paulo. Dada a complexidade envolvida na sua realização, elas oferecem uma oportunidade para que os alunos, responsáveis pela sua preparação anual, apreendam, de fato, uma vivência organizacional. Assim, haja vista que entre as principais habilidades demandadas pelas organizações está o bom relacionamento interpessoal, este artigo se propôs a analisar como as Economíadas podem se configurar como uma prática fomentadora de valores considerados essenciais nas relações de trabalho. Para tanto, foram adotados pressupostos ergológicos e a abordagem etnográfica, mediante a observação participante e a gravação dos depoimentos de dois organizadores da edição de 2017. No estudo, verificou-se que, mais do que atender a prescrições generalizantes para a promoção das Economíadas, somente por meio da mobilização dos valores dos atores sociais, no exercício da sua subjetividade e singularidade, é que as finalidades propostas puderam ser não apenas viabilizadas, como também superadas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães Motta, PUC-SP

Graduado em Administração pela EAESP-FGV, pós-graduado em Filosofia, Marketing, Sociologia e História Militar, MBA em Varejo pela FEA-USP, doutorando e mestre em Administração pela PUC-SP. Atualmente é consultor de empresas.

Iara Mola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, é graduada em Letras com extensão em Análise do Discurso pela COGEAE da PUC-SP. Atualmente, além da atividade desenvolvida como consultora linguística de empresas nas áreas de Comunicação e de Marketing Digital, atua também como professora de diversas disciplinas da pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura da Universidade Paulista – Unip.

Maria Amélia Corá, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, graduada e mestre em Administração pela mesma universidade. Atualmente é professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, sendo pesquisadora do NEATS/PUC-SP desde 2004.

 

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

Motta, R. G., Mola, I., & Corá, M. A. (2019). A Festa Universitária como Prática Fomentadora de Valores na Organização: As Economíadas à Luz da Ergologia. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/28789

Edição

Seção

Contribuição Teórica