Análise das Contribuições dos Projetos do Mercado de Carbono para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro

Autores

  • Ana Cristina Telesforo
  • Andrea Cardoso Ventura
  • Danielle Soares Paiva
  • José Célio Silveira Andrade
  • Cleber Dutra

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9905

Palavras-chave:

Semiárido, Mercado de Carbono, Co-benefícios, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O presente artigo analisa os co-benefícios em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) provenientes dos projetos desenvolvidos nos mercados regulado e voluntário de carbono na região semiárida brasileira. O estudo é apoiado em pesquisa documental e análise de conteúdo de 10 projetos de redução de Gases do Efeito Estufa (GEE) à luz de uma matriz analítica construída a partir de estudos da United Nations Framework on Climate Change Convention (UNFCCC). Os resultados apresentados evidenciaram que os projetos realizados no semiárido, no período pesquisado, trazem poucos co-benefícios para o DS e maior ênfase na dimensão ambiental do que nas demais. Os co-benefícios ligados à preservação dos recursos naturais como conservação das matas, utilização de recurso natural abundante (ventos) e redução da poluição dos recursos hídricos foram encontrados nos projetos de cerâmica, energia eólica e suinocultura, respectivamente. Sendo assim, esses aspectos observados são essenciais para auxiliar nas propostas de convivência com o semiárido e na promoção do DS do território estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Telesforo

Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Governança Ambiental Global e Mercado de Carbono” do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Andrea Cardoso Ventura

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Governança Ambiental Global e Mercado de Carbono” do NPGA/UFBA.

Danielle Soares Paiva

Mestrado Profissionalizante em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Doutoranda do Grupo de Pesquisa “Governança Ambiental Global e Mercado de Carbono” do NPGA/UFBA.

José Célio Silveira Andrade

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Governança Ambiental Global e Mercado de Carbono” do NPGA/UFBA.

Cleber Dutra

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Downloads

Como Citar

Telesforo, A. C., Ventura, A. C., Paiva, D. S., Andrade, J. C. S., & Dutra, C. (2016). Análise das Contribuições dos Projetos do Mercado de Carbono para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9905

Edição

Seção

Contribuição Teórica