Surdo: Um Estrangeiro em seu País

Autores

  • Sonia Regina Nascimento de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9903

Palavras-chave:

Surdos, Língua de Sinais, Acessibilidade, Inclusão, Diversidade

Resumo

Nos dias atuais, muito se tem dito a respeito de inclusão, diversidade e responsabilidade social. As organizações têm se mobilizado no sentido de proporcionar acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, entre elas, os surdos. Uma grande movimentação em defesa das línguas de sinais e outros meios visuais de acessibilidade têm alcançado resultados satisfatórios, entre eles o advento da Lei 5626/05. Porém, a barreira linguística existente entre surdos e ouvintes dificulta o processo do conhecimento das subjetividades desses indivíduos, fazendo com que ações sejam tomadas baseadas sem que eles participem integralmente do processo por falta de uma representação que alcance toda a diversidade existente dentro dessa diferença. Este trabalho é baseado em uma história de vida que pretende ilustrar a trajetória de uma minoria que, em consequência da barreira linguística, vive como estrangeira em seu próprio país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Nascimento de Oliveira

Licenciada em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2010). Professora da Fundação Getúlio Vargas, Brasil. 

Downloads

Como Citar

Oliveira, S. R. N. de. (2016). Surdo: Um Estrangeiro em seu País. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i2.9903

Edição

Seção

Contribuição Vivencial