Avanços e Desafios Tecnológicos nas Organizações: Uma Abordagem Crítico-Construcionista

Autores

  • Ana Paula Paes de Paula Professora Titular da FACE-UFMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i2.9882

Palavras-chave:

Construcionismo, Crítica, Tecnologia

Resumo

Este artigo procura abordar os avanços e os desafios tecnológicos a partir da perspectiva da dinâmica e construção social. Dessa forma, não discutimos as potencialidades, as normas de utilização e a implantação de processos tecnológicos, mas as suas consequências para o trabalho e as empresas, direcionando o foco para o microcosmo organizacional. O objetivo é demonstrar que as novas tecnologias podem ser tanto repressoras quanto emancipatórias e que a perspectiva crítico-construcionista pode apontar como esses fenômenos ocorrem, pois interpreta os mesmos a partir da interação e práticas dos atores sociais. Em outras palavras, essa perspectiva considera que é o sujeito que constrói sua própria realidade, de modo que pode interagir com as tecnologias, se deixando dominar por elas ou utilizando as mesmas como forma de se libertar das opressões do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Paes de Paula, Professora Titular da FACE-UFMG

Possui bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora titular e pesquisadora do CEPEAD-UFMG, atuando como subcoordenadora do Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP) e do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS). Trabalha principalmente com os seguintes temas: teoria crítica, psicanálise, subjetividade, autogestão, economia solidária, gestão pública, participação social, ensino e pesquisa em administração.

Downloads

Publicado

2013-05-05

Como Citar

de Paula, A. P. P. (2013). Avanços e Desafios Tecnológicos nas Organizações: Uma Abordagem Crítico-Construcionista. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i2.9882

Edição

Seção

Contribuição Teórica