O Boi e a Pedra, Duas Temporadas de Residência Artística na Casa Fanti Ashanti

Autores

  • Renata Amaral

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i2.9877

Palavras-chave:

Arte, Religiosidade, Música, Educação, Tradições Populares.

Resumo

Por duas vezes, em 2009 e 2010, a autora recebeu o Prêmio Interações Estéticas da Funarte para residências artísticas na Casa Fanti Ashanti. Fundada em 1958 pelo babalorixá Euclides Talabyan, a Casa é hoje um dos centros afro-religiosos mais importantes em atividade no Maranhão, cujo intenso calendário de atividades inclui diversas tradições sagradas e profanas, tendo se tornado Ponto de Cultura em 2006. Na primeira temporada, o trabalho com as crianças e adolescentes da Casa resultou no CD Boi de Encantado. A segunda propôs uma viagem ao Benin com o Pai Euclides e algumas pessoas da Casa, na qual foram realizados registros de encontros e celebrações. Recebendo ainda outros apoios e premiações, este material, além de outros registros realizados durante a residência artística e mais o longo acervo pessoal da autora, foi finalizado em diversos produtos: um documentário, uma exposição de fotos e um livro de memórias que trazem um diálogo entre as tradições populares dos dois países. O artigo conta um pouco dessa experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Amaral

Musicista e pesquisadora, formada em Composição e Regência pela UNESP, se apresenta com grupos como A Barca, Tião Carvalho, Ponto br, Orquestra Popular do Recife e outros. Dirige a Maracá Cultura Brasileira, tendo produzido 27 CDs, 10 documentários e publicações sobre tradições populares que receberam diversos prêmios.

Downloads

Publicado

2013-05-05

Como Citar

Amaral, R. (2013). O Boi e a Pedra, Duas Temporadas de Residência Artística na Casa Fanti Ashanti. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i2.9877

Edição

Seção

Contribuição Indicativa