Cordel, Uma História de Gerações

Autores

  • Cleonisia Alves Rodrigues do Vale Universidade Federal do Cariri
  • Fabiana Pereira Barbosa
  • Andrécia Márcia Ricardo de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i2.9872

Palavras-chave:

Gestão da Memória Social, Cultura, Identidade.

Resumo

Pierre Lévy (1993) fala sobre os três tempos do espírito: o da oralidade, o da escrita e o da informática. O cordel sucede a folha volante do final do século XIX e se transforma em livreto que conta uma história com métrica e rima. Nasce no tempo da oralidade fundado sobre as lembranças e a memória auditiva, se adapta ao tempo da escrita e se refaz e se reinventa a cada nova tecnologia no tempo da informática, se configurando como um instrumento de memória social e de propagação das representações culturais, além de forte elemento da identidade nordestina. É no caldeirão cultural do Cariri cearense contemporâneo que esses três tempos se encontram na produção da literatura de cordel. Através da fala da cordelista Josenir Lacerda se pode observar o cordel como tradição reinventada, como meio de comunicação, como recurso educativo, como meio de expressão artística e como elemento agregador e fortalecedor das relações sociais. O que nos permite refletir sobre a importância da gestão da memória social para cultura.

https://www.youtube.com/watch?v=C6Pt4G7ch-8#action=share

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonisia Alves Rodrigues do Vale, Universidade Federal do Cariri

Mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA, especialista em Gestão Social e Desenvolvimento pela UFC e graduada em Design de Moda pela UFC. 

Fabiana Pereira Barbosa

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Leão Sampaio e Membro do Conselho Científico da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. 

Andrécia Márcia Ricardo de Carvalho

Especialista em Gestão Social e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2013-05-05

Como Citar

Alves Rodrigues do Vale, C., Barbosa, F. P., & Carvalho, A. M. R. de. (2013). Cordel, Uma História de Gerações. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i2.9872

Edição

Seção

Contribuição Audiovisual