Representação da Produção e Consumo do Queijo Coalho Artesanal

Autores

  • Simone de Lira Almeida
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior
  • José Roberto Ferreira Guerra

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i2.9870

Palavras-chave:

Representação Cultural, Identificação Geográfica, Produção Artesanal, Queijo Coalho.

Resumo

A representação cultural do queijo coalho [re]articula os significados de sua produção e de seu consumo. Com apoio da análise fílmica, toma-se como caso ilustrativo o documentário “Coalho, um Queijo Pernambucano”. O aparato teórico do circuito de cultura proposto por Du Gay et al. (1997) auxilia na compreensão do processo de construção de significados de forma articulada com outros momentos de significação cultural. Os resultados revelam que a composição fílmica procura estabelecer a ligação do queijo coalho com diferentes lugares, situações e pessoas, na tentativa de fixar determinados significados para esse alimento, o qual se encontra em vias da obtenção da Identificação Geográfica “Agreste de Pernambuco”, ao certificar a legitimidade da produção artesanal e de seu consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Lira Almeida

Professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Hotelaria com mestrado e doutorado em Administração pela UFPE, atuando principalmente nos seguintes temas: Hotelaria, Restaurante, Gastronomia, Cultura e Empreendedorismo. 

Fernando Gomes de Paiva Júnior

É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE. Pesquisador do Lócus de Investigação em Economia Criativa. Mestre em Administração pela Universidad de Deusto, Espanha, e doutor em Administração pela UFMG. Áreas de interesse: Empreendedorismo, Inovação, Economia Criativa e Estudos Culturais.

José Roberto Ferreira Guerra

Doutorando e mestre em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE (PROPAD/UFPE) e graduado em Administração pela UFPE, com interesse de pesquisa nos seguintes temas: Empreendedorismo, Estudos Culturais, Produção Audiovisual e Inovação. Simone de Lira Almeida.

Downloads

Publicado

2013-05-05

Como Citar

Almeida, S. de L., Paiva Júnior, F. G. de, & Guerra, J. R. F. (2013). Representação da Produção e Consumo do Queijo Coalho Artesanal. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i2.9870

Edição

Seção

Contribuição Teórica