Performance and Development: Some Reflections on the Relationship between Theatre, Community and Social Change

Autores

  • Dan Friedman

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9728

Palavras-chave:

Performance, Desenvolvimento, Comunidade, Alienação, Atividade Prático-Crítica.

Resumo

Uma versão deste artigo foi originalmente escrita em 2004, para servir na capacitação de professores/artistas voluntários, que trabalhavam junto ao projeto “Youth Onstage!” (Jovens no Palco!) da Escola Comunitária  de Performance em Nova Iorque. “Youth Onstage!”, o qual recruta os seus participantes nos bairros mais pobres de Nova Iorque, é um programa para jovens do “All Stars Project, Inc.” (ASP) e nasce da extensa experiência do Castillo Theatre (Teatro Castillo). O artigo foi concebido para introduzir esses professores à história e metodologia dessas organizações. Trata-se, em sua essência, de uma contribuição experiencial e subjetiva, baseada na reflexão e nas descobertas de um participante ativo de trinta anos de organização de teatro comunitário. Ela revela um pouco da história e da prática, junto com o autoestudo e reflexão, que alimentam a construção do Teatro Castillo e de algumas de suas organizações irmãs nos Estados Unidos. Embora a experiência que ele descreve seja informada pela teoria (em particular, a de Karl Marx, Lev Vygotsky, Fred Newman e Lois Holzman), não é um trabalho teórico e não tem pretensão de ser um trabalho acadêmico ou objetivo. Na medida em que tem sido pesquisado, o que apresentamos consiste basicamente no que veio a ser chamado de “pesquisa participativa”. Como tal, a sua abordagem é claramente subjetiva e os pontos de vista assumidos, dentro dessa abordagem, são também um pouco variáveis. Assim, a primeira pessoa do plural “nós”, que é usada ao longo do texto, pode se referir ao autor, ao Teatro Castillo onde ele agora atua como diretor artístico, ou, por vezes, ao “All Stars Project”; na maioria das vezes, refere-se à maior rede de organizações e atividades que se autodefine de “comunidade de desenvolvimento”, da qual o Castillo e o All Stars Projects são partes. As conclusões tiradas no final pertencem ao autor e não representam a visão institucional do Castillo Theatre ou do All Star Project.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dan Friedman

Director artístico do Teatro Castillo, em Nova Iorque, o qual ajudou a fundar em 1984. Diretor associado de UX, uma livre escola comunitária de desenvolvimento contínuo para pessoas de todas as idades também em Nova Iorque. Doutorado em história do teatro pela Universidade de Wisconsin. Atuação ativa no teatro político, experimental e comuntário desde o final da década de 1960. Editor ou co-editor de vários livros e autor ou co-autor de 15 peças teatrais.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Como Citar

Friedman, D. (2013). Performance and Development: Some Reflections on the Relationship between Theatre, Community and Social Change. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i3.9728

Edição

Seção

Contribuição Vivencial