Racionalidades na Dinâmica da Produção Pesqueira: A Percepção dos Pescadores Artesanais da Grande Florianópolis diante do Quadro de Degradação Socioambiental do Litoral Catarinense

Autores

  • Elaine Cristina de Oliveira Menezes UDESC
  • Luciana Ronconi UDESC

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i1.9298

Palavras-chave:

Racionalidade Instrumental, Racionalidade Substantiva, Racionalidade Ambiental

Resumo

O processo de urbanização desordenado do litoral catarinense e a degradação ambiental vêm trazendo inúmeros malefícios à vida sustentável dos pescadores e da própria pesca artesanal, principalmente na região da Grande Florianópolis. O presente artigo pretendeu avaliar o tipo de racionalidades presentes na dinâmica da produção pesqueira e a percepção dos pescadores artesanais quanto à sustentabilidade da sua atividade na região. A pesquisa valeu-se de uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com 25 atores-chave. Concluiu-se que a racionalidade predominante é a do cálculo utilitário, cujas consequências são a exploração abusiva dos recursos pesqueiros e a ausência de mecanismos de gestão compartilhada e negociada desses recursos. A racionalidade substantiva, embora presente nas dinâmicas produtivas da pesca artesanal, não tem tido impacto significativo sobre a gestão dos recursos pesqueiros locais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, UDESC

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutora pelo Programa de PósGraduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Administração no Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas - ESAG, da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Luciana Ronconi, UDESC

Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-doutorado na Universidade de Lisboa, no âmbito do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações do Instituto Superior de Economia e Gestão. Professora do curso de Administração Pública da ESAG - Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas, da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública - NISP e do Grupo de Pesquisa Co-produção do Bem Público sob a ótica de Accountability, Responsabilidade Social e Terceiro Setor - POLITEIA.

Downloads

Publicado

2014-09-20

Como Citar

de Oliveira Menezes, E. C., & Ronconi, L. (2014). Racionalidades na Dinâmica da Produção Pesqueira: A Percepção dos Pescadores Artesanais da Grande Florianópolis diante do Quadro de Degradação Socioambiental do Litoral Catarinense. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i1.9298

Edição

Seção

Contribuição Teórica