Inovando em Comunidades Tradicionais com base na Brincadeira

Autores

  • Marcia Ganem

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.9241

Palavras-chave:

Brincadeira, Inovação, Gestão Social, Comunidades Tradicionais

Resumo

A brincadeira pode ser utilizada como um meio de favorecer a inovação em comunidades tradicionais. Este filme apresenta a brincadeira como um método de design criativo para potencializar a capacidade das comunidades tradicionais de pensar e materializar novos produtos, carregados de memória e tradições. Incluindo processos de captação iconográfica, de interpretação da memória e aspirações locais, o método inova na criação de produtos representativos e afetivos para a comunidade. O método é baseado na pesquisa de Charalampos Mainemelis e Sarah Roson (2006) sobre a teoria da brincadeira e da criatividade. 

http://youtu.be/fYuyio0fsbw

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Biografia do Autor

Marcia Ganem

Graduada em Administração (Escola de Administração, UFBA) e Mestre em Gestão Social (CIAGS, Escola de Administração, UFBA). Designer e curadora na área de moda e tradições artesanais, conselheira para moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura-Brasil, presidente do Instituto Nhaúma de Design e Inovação e diretora da Casa de Castro Alves no Centro Histórico de Salvador. Premiada no 14º Venture Fórum FINEP, participou de 12 edições do Fashion Rio, expôs no Fashion and Textile Museum em Londres - FTM, na Galeria 32 em Londres, na Galeria Villa Lobos em Paris e no Fashion Now em Tóquio.

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Publicado

2014-04-07

Como Citar

Ganem, M. (2014). Inovando em Comunidades Tradicionais com base na Brincadeira. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.9241

Edição

Seção

Contribuição Audiovisual