Avaliação em Organizações do Terceiro Setor: Uma Análise do Paradigma Científico Dominante em Produções Acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.9174Palavras-chave:
Paradigma, Estudos Organizacionais, Produção Acadêmica, Organizações do Terceiro Setor, Avaliação de Resultados.Resumo
A existência de distintos paradigmas na área dos estudos organizacionais implica interpretações diversas em relação aos objetos de estudos que interessam à área. Dentre os temas de interesse, as pesquisas sobre as organizações do terceiro setor passaram a integrar de modo sistemático a agenda de pesquisadores brasileiros recentemente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é efetuar uma análise em produções acadêmicas da administração publicadas entre 2006 e 2010 que abordam o processo de avaliação de resultados nas organizações do terceiro setor, buscando identificar a natureza das discussões produzidas, se de caráter crítico ou funcionalista. Os trabalhos selecionados foram analisados considerando a natureza da discussão proposta pelos autores, permitindo-nos, assim, identificar a orientação paradigmática implícita no artigo. Concluiu-se que a abordagem sobre avaliação de desempenho é, em sua maioria, funcionalista e, portanto, não traz à luz implicações e significados que tal prática carrega para as organizações do terceiro setor.