Avaliação em Organizações da Sociedade Civil: Dispositivos para Gestão Social

Autores

  • Rogério Renato Silva
  • Martina Rillo Otero
  • Daniel Braga Brandão
  • Madelene Barboza

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.9171

Palavras-chave:

Avaliação, Gestão Social, Avaliadores, Iniciativas Sociais, ONGs

Resumo

O presente artigo reúne dados e análises de três pesquisas conduzidas entre 2009 e 2011, interessadas em aprofundar leituras sobre o estado da arte da avaliação de iniciativas socioambientais no Brasil. Por meio de técnicas quantitativas e qualitativas, os estudos analisam como profissionais avaliadores e gestores dessas iniciativas enxergam as práticas de avaliação, sobretudo sua utilidade e os desafios para torná-las mais consistentes técnica e eticamente. O artigo reconhece as relações entre avaliação e gestão social, com ênfase em práticas que apoiem as organizações a estarem atentas a seu cotidiano, a responsabilizarem-se por seus territórios e populações e a buscarem formas mais legítimas e justas de garantir direitos, incluir sujeitos e produzir desenvolvimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Renato Silva

Doutor em Saúde Pública pela USP, estudou avaliação na Western Michigan University (EUA), Facilitação de Processos de Desenvolvimento Social na África do Sul, e Psicanálise no Centro de Estudos de Psicanálise, SP. Consultor, docente e pesquisador em planejamento estratégico e avaliação de programas e políticas públicas. Sócio diretor da Move Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social.

Martina Rillo Otero

Consultora e facilitadora de processos, é associada ao Instituto Fonte desde 2007. Bacharel em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental, ambos pela PUC-SP. No Instituto Fonte, realiza especialmente consultorias na área de avaliação, e também ministra aulas sobre o tema no SENAC no curso de pós-graduação “Projetos Sociais: Gestão e Perspectivas”.

Daniel Braga Brandão

Mestre em Educação pela PUC-SP e graduado em engenharia agronômica pela ESALQ-USP. Consultor e docente em planejamento estratégico e avaliação de programas. Sócio diretor da Move Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social.

Madelene Barboza

Formada em Relações Internacionais pela London School of Economics, cursou Administração para Organizações do Terceiro Setor na FGV/ SP em 1998. Consultora associada à Move Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Silva, R. R., Otero, M. R., Brandão, D. B., & Barboza, M. (2014). Avaliação em Organizações da Sociedade Civil: Dispositivos para Gestão Social. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.9171

Edição

Seção

Contribuição Teórica