Equidade e Política Pública: Anotações para uma Metodologia de Avaliação

Autores

  • Ana Claudia Farranha UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.9170

Palavras-chave:

Avaliação, Equidade, Políticas Públicas, Gestão Social, Metodologia.

Resumo

Esse texto sistematiza aspectos de uma metodologia de avaliação, a qual se dirige aos programas de promoção da equidade no mundo do trabalho, buscando um diálogo com o campo da gestão social. Ele parte da experiência do Programa Pró-Equidade de Gênero, constituído no âmbito da Secretaria Especial de Promoção de Políticas para as Mulheres – SPM. Na primeira parte do texto, discute-se a importância do tema equidade para as políticas públicas. Apresentam-se as linhas gerais do conceito e as possibilidades que o uso do mesmo traz para o enfrentamento das desigualdades e o processo de constituição do Pró-Equidade, em que o conceito é amplamente utilizado. Na segunda parte, apresentam-se aspectos de uma proposta metodológica para avaliação do mesmo, detalhando a concepção que pode nortear o processo, as técnicas e procedimentos a serem seguidos, bem como os indicadores a serem desenvolvidos nesse processo.  Por fim, aponta-se a quais desafios os processos de avaliação devem se ater, na tentativa de evidenciar a importância da promoção de políticas de equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Farranha, UnB

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta da Universidade de Brasília/UnB (Campus Planaltina). Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Estudos do Transporte (CFTRU/ UnB), professora do Programa de Pós-Graduação em Transporte da UnB - PPGT/UnB. Tem experiência na área de Ciência Política e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, marco regulatório e políticas públicas; pobreza, poder político, poder e desenvolvimento local; gênero e raça e direitos humanos e temas relacionados com a promoção da equidade e avaliação de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Farranha, A. C. (2014). Equidade e Política Pública: Anotações para uma Metodologia de Avaliação. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.9170

Edição

Seção

Contribuição Tecnológica