A Utilização da Teoria Social do Discurso de Fairclough nos Estudos Organizacionais

Autores

  • Elisabeth Cavalcante dos Santos UFPE
  • Danielle de Araújo Bispo UFERSA
  • Débora Paschoal Dourado UFPE

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i1.8996

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Análise Crítica do Discurso, Fairclough, Estudos Organizacionais, Estudos Organizacionais Críticos

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar como os Estudos Organizacionais brasileiros utilizam a Teoria Social do Discurso proposta por Fairclough (2008). Foram selecionados dos Anais do EnANPAD 2010, do EnANPAD 2011 e do EnEO 2010, os artigos da área de Estudos Organizacionais que trabalharam com a abordagem faircloughiana. Para o estudo, utilizouse a análise de conteúdo, considerando-se como categorias de análise as dimensões de Fairclough (2008): análise textual, prática discursiva e prática social. Concluiu-se que as três dimensões nem sempre estão presentes nos artigos, mas isso não invalida a crítica realizada aos discursos neles abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabeth Cavalcante dos Santos, UFPE

Doutoranda em Administração (PPGA/UFPB); Mestre em Administração (PROPAD/ UFPE); Graduada em Administração (CAA/UFPE); participa do Grupo de Pesquisa Observatório da Realidade Organizacional. Publicações recentes na Cadernos EBAPE.BR na Revista Interdisciplinar de Gestão Social e na Revista Pensamento e Realidade.

Danielle de Araújo Bispo, UFERSA

Professora Assistente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD - UFPE. Graduada em Administração pela UFPE. Publicações em periódicos da área, tais como: Cadernos EBAPE. BR, Gestão.Org, Public Administration Research, Gestão e Sociedade, Pensamento & Realidade e Organizações & Sociedade.

Débora Paschoal Dourado, UFPE

Doutora, mestre e graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Em julho de 2007, concluiu o doutorado, cuja tese foi intitulada Qualidade de Vida no Trabalho: propósitos organizacionais e mecanismos de alienação do homem. Desde 2003, faz parte do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional na condição de professora pesquisadora. Em 2009, assumiu a Coordenação deste grupo em Pernambuco. Atualmente, está trabalhando no desenvolvimento do eixo de pesquisa voltado para investigar e compreender o trabalho e o organizar em contextos periféricos, em enclaves não-empresarias, nomeadamente o do campo da cultura. Além disso, tem desenvolvido projetos que discutem desenvolvimento econômico e seus efeitos sobre as comunidades locais, numa perspectiva crítica, a partir de atividades relacionadas à economia criativa. Possui publicações em periódicos, dentre os quais: Cadernos EBAPE.BR, Gestão.Org, Public Administration Research, Gestão e Sociedade, Pensamento & Realidade e Organizações & Sociedade.

Downloads

Publicado

2014-09-20

Como Citar

dos Santos, E. C., Bispo, D. de A., & Dourado, D. P. (2014). A Utilização da Teoria Social do Discurso de Fairclough nos Estudos Organizacionais. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i1.8996

Edição

Seção

Contribuição Teórica