Empreendedorismo Social e Negócios Sociais: Um Estudo Bibliométrico da Produção Nacional e Internacional

Autores

  • Talita Rosolen Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Gabriela Pelegrini Tiscoski
  • Graziella Maria Comini

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8994

Palavras-chave:

Empreendedorismo Social, Empresa Social, Negócios Sociais, Negócios Inclusivos, Bibliometria

Resumo

Este estudo se propõe a realizar um mapeamento da produção científica nacional e internacional dos últimos quinze anos sobre empreendedorismo social e negócios sociais. Apresenta caráter teórico-descritivo e emprega técnicas bibliométricas para analisar seis bases científicas, sendo três internacionais (Scopus, EBSCO e ISI Web of Knowledge) e três nacionais (SciELO, Spell e EnANPAD). Diante dos resultados, foi possível identificar que a produção científica sobre o tema se intensificou nos últimos seis anos, mas ainda está em processo de construção e necessita base conceitual e autores referenciados para que possa alcançar níveis superiores de contribuição para o desenvolvimento do estado da arte deste campo do conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Rosolen, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Mestranda em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e bolsista CNPq. Graduada em Administração na USP (2009), foi bolsista e coordenadora do Programa de Educação Tutorial - PET Administração FEA/USP. Tem interesse em pesquisas sobre sustentabilidade corporativa, negócios sociais e formação do administrador.

Gabriela Pelegrini Tiscoski

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA/USP. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catrarina, UFSC (2011), especialista em Gestão de Pessoas pela FEPESE/UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI (2005) e graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC (2002). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Experiência na área de Administração, com ênfase em política e planejamento público, relacionamento interpessoal, aglomerados produtivos, turismo e empreendedorismo.

Graziella Maria Comini

Economista, com mestrado e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, professora de Administração da FEA/USP na área de Recursos Humanos. Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS) e representante do Brasil no Social Enterprise Knowledge Network.

Downloads

Publicado

2014-04-05

Como Citar

Rosolen, T., Pelegrini Tiscoski, G., & Comini, G. M. (2014). Empreendedorismo Social e Negócios Sociais: Um Estudo Bibliométrico da Produção Nacional e Internacional. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8994

Edição

Seção

Contribuição Teórica