O Perfil do Empreendedor Social e Suas Dimensões de Atuação: Seis Casos no Município de Uberlândia-MG

Autores

  • Edileusa Godói-de-Sousa Universidade Federal de Uberlândia
  • Juliana Moro Bueno Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcia Gomes de Sousa Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucas Tech dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8978

Palavras-chave:

Empreendedorismo Social, Perfil do Empreendedor Social, Dimensão Individual, Dimensão Organizacional, Dimensão Ambiental

Resumo

O empreendedor social cria, transforma, mobiliza ideias, as competências, os recursos e os arranjos sociais necessários para o desenvolvimento de um empreendimento social. Este estudo buscou identificar o perfil do empreendedor social em Uberlândia/MG, a partir de uma abordagem tridimensional - indivíduo (necessidades, valores, competências), organização (liderança, cultura) e ambiente (socioeconômico, sociocultural, político). Realizou-se levantamento dos empreendimentos sociais em UberlândiaMG, aplicado um survey, identificando aqueles atuantes. Numa amostra de 77, com nível de resposta de 23,4%, analisou-se as principais características de seus empreendedores. Gestores de seis associações dispuseram-se a participar da pesquisa em profundidade. Os resultados sinalizaram que as três dimensões se inter-relacionam, mas houve ênfase na individual, na qual o valor universalismo e estimulação se destacam. Houve predominância na liderança orientada para o relacionamento e na dimensão ambiental, os empreendedores têm dificuldades em analisar o ambiente socioeconômico para fins estratégicos.

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Biografia do Autor

Edileusa Godói-de-Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora Adjunta na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN/UFU. Experiência na área de Comunicação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, empreendedorismo social, terceiro setor e sucessão.

Juliana Moro Bueno Mendonça, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Administração na linha de Organizações e Gestão de Pessoas pela Universidade de Brasília - UNB, mestre em Administração na linha de Organizações e Mudança pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora substituta na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Os interesses de pesquisa dividem-se em: Relações no Trabalho, Assédio Moral, Inovação e Empreendedorismo Social.

Márcia Gomes de Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Administração de Empresas, pesquisadora em iniciação científica, atuando nos seguintes temas: terceiro setor, empreendedorismo social, empreendedor social e gestão de pessoas.

Lucas Tech dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Administração de Empresas, Coordenador de Gestão de Pessoas na Apoio Consultoria - Empresa Júnior dos cursos de Administração e Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. Os interesses de pesquisa dividem-se nos seguintes temas: terceiro setor, setor de saúde, empreendedor social e gestão de pessoas.

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Publicado

2014-03-19

Como Citar

Godói-de-Sousa, E., Mendonça, J. M. B., Sousa, M. G. de, & Santos, L. T. dos. (2014). O Perfil do Empreendedor Social e Suas Dimensões de Atuação: Seis Casos no Município de Uberlândia-MG. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8978

Edição

Seção

Contribuição Teórica