O Perfil do Empreendedor Social e Suas Dimensões de Atuação: Seis Casos no Município de Uberlândia-MG
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8978Palavras-chave:
Empreendedorismo Social, Perfil do Empreendedor Social, Dimensão Individual, Dimensão Organizacional, Dimensão AmbientalResumo
O empreendedor social cria, transforma, mobiliza ideias, as competências, os recursos e os arranjos sociais necessários para o desenvolvimento de um empreendimento social. Este estudo buscou identificar o perfil do empreendedor social em Uberlândia/MG, a partir de uma abordagem tridimensional - indivíduo (necessidades, valores, competências), organização (liderança, cultura) e ambiente (socioeconômico, sociocultural, político). Realizou-se levantamento dos empreendimentos sociais em UberlândiaMG, aplicado um survey, identificando aqueles atuantes. Numa amostra de 77, com nível de resposta de 23,4%, analisou-se as principais características de seus empreendedores. Gestores de seis associações dispuseram-se a participar da pesquisa em profundidade. Os resultados sinalizaram que as três dimensões se inter-relacionam, mas houve ênfase na individual, na qual o valor universalismo e estimulação se destacam. Houve predominância na liderança orientada para o relacionamento e na dimensão ambiental, os empreendedores têm dificuldades em analisar o ambiente socioeconômico para fins estratégicos.