Estética e Arte: No Objeto, no Corpo, nas Relações

Autores

  • Gabriela DeLuca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Neusa Rolita Cavedon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.8504

Palavras-chave:

Tatuagem, Antropologia Visual, Arte.

Resumo

Este filme nasceu da proposta da Profa. Neusa Rolita Cavedon para que um exercício etnográfico fosse feito mediante o uso estrito da linguagem verbal ou escrita. Tomando a linguagem imagética como uma dentre as diversas formas de comunicação, o desafio repousava em transmitir os aspectos culturais de um grupo através da imagem em movimento. O campo de investigação é o Estúdio Heráclito Tattoo, em Porto Alegre. A etnografia foi realizada tendo por técnicas a observação participante e a elaboração de 9 diários de campo. As idas a campo realizadas por Gabriela DeLuca permitiram a identificação dos aspectos que dão conta do significado do empreendimento, como estrutura física do local, atores daquele ambiente, e etapas de trabalho, tomando como centro de observação o tatuador Heráclito. O convite a que este vídeo se propõe repousa mais em uma experiência sensorial/cultural desse grupo, onde o campo da Antropologia das Emoções se une ao da Antropologia Visual para desnudar um universo organizacional específico.

 

Parte I: http://youtu.be/yhrGf2Rs9n0   

Parte II: http://youtu.be/M94i57nLZqM

Parte III: http://youtu.be/qreq6J73GjA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela DeLuca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Administração pelo PPGA/UFRGS, Bacharel em Administração pela EA/UFRGS. Bolsista de Pesquisa Científica pelo CNPq e integrante do Grupo de Pesquisa GINEIT.

Neusa Rolita Cavedon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Administração pelo PPGA/UFRGS, Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRGS. Professora Associada da Escola de Administração da UFRGS e pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

DeLuca, G., & Cavedon, N. R. (2014). Estética e Arte: No Objeto, no Corpo, nas Relações. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.8504

Edição

Seção

Contribuição Audiovisual