No Palco e na Coxia

Revelando a Intervenção Cênica como Metodologia para a Aprendizagem Organizacional

Autores

  • Elisângela Conceição Vieira Palongan Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Elsa Midori Shimazaki Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Teoria da Atividade Histórico-Cultural, Metodologia Intervencionista, Arte Cênica.

Resumo

 Na ausência de uma metodologia específica para a Aprendizagem Organizacional (AO), esta pesquisa buscou contribuir com uma possibilidade metodológica, inserindo elementos e técnicas de encenação teatral no processo de aprendizagem nas organizações, inspirada na obra do dramaturgo russo Stanislavski, “A preparação do ator”. Para testar as técnicas de encenação teatral foram realizadas adaptações em duas metodologias intervencionistas, o Laboratório de Mudança e a Intervenção Trans/formativa, resultando na Intervenção Cênica (IC). A IC foi realizada em uma indústria de cosméticos artesanais, em que foi proposto um esquema que contempla fases chamadas de Questionamento, Análise e Modelagem, associado aos atos de Questionar, Experimentar e Imaginar proposto por Stanislavki. É possível considerar que a IC trouxe contribuições, tais como a mudança de uma aprendizagem focada na solução de problemas para um processo de aprendizagem e reflexividade, além do desenvolvimento do protagonismo das participantes e da empatia nas relações de trabalho. Por fim, novos aprendizados foram adquiridos, reflexões e possibilidades de trabalho, bem como uma nova forma de compreender e operacionalizar a AO.

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Biografia do Autor

Elisângela Conceição Vieira Palongan, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-doutor em Educação pela Aarhus University.

Doutor em Administração pela Universidade Positivo.

Professor do curso de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Elsa Midori Shimazaki, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. 

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Publicado

2025-12-19

Como Citar

Palongan, E. C. V., Cassandre, M. P., & Shimazaki, E. M. (2025). No Palco e na Coxia: Revelando a Intervenção Cênica como Metodologia para a Aprendizagem Organizacional. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/37486

Edição

Seção

Contribuição Teórica