O que nos Disse a Comunidade? A construção de uma agenda pública de demandas coletivas no Alto do Moura-PE

Autores

  • Marcio Gomes de Sá Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/ Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA) http://orcid.org/0000-0002-1001-8381
  • Jessica Rani Ferreira de Sousa Universidade Federal de Pernambuco/Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA) http://orcid.org/0000-0001-8672-9246
  • Denise Clementino de Souza Universidade Federal de Pernambuco/Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA) http://orcid.org/0000-0002-8292-5175
  • Shirley Kevilen da Silva Universidade Federal de Pernambuco/Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA)
  • Bárbara Tayná Leal Universidade Federal de Pernambuco/Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA)

Palavras-chave:

Construção de Agenda. Comunidade Artesã. Políticas Públicas. Alto do Moura.

Resumo

Embora o artesanato seja reconhecido como elemento de grande importância cultural e econômica na comunidade do Alto do Moura, em Caruaru-PE, observa-se uma carência de ações governamentais e políticas públicas que dialoguem efetivamente com o contexto local. O objetivo deste trabalho foi mapear as principais problemáticas apontadas por entrevistados, e por nós observadas, a fim de contribuir para formação de uma agenda pública referente à valorização e ao desenvolvimento do artesanato como negócio, bem como ao atendimento de outras necessidades coletivas da comunidade. Dentre as intervenções realizadas, estiveram a elaboração de um relatório-técnico discutido junto à comunidade e ao poder público municipal. As demandas identificadas geraram recomendações apresentadas aos públicos envolvidos. Acreditamos que sua partilha possa inspirar reflexão sobre formas alternativas de pensar a construção de agendas públicas localizadas de modo participativo e sobre o potencial da pesquisa social de suportar iniciativas em torno de interesses comuns em microcosmos sociais específicos.

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Biografia do Autor

Marcio Gomes de Sá, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/ Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA)

Professor-pesquisador no Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Autor de alguns livros, dentre os quais, destacam-se “Feirantes” (Editora UFPE) e “Filhos das feiras” (Editora Massangana-Fundaj). Doutor em Sociologia pela Universidade do Minho (Portugal). E-mail: marcio.sa@academico.ufpb.br.

Jessica Rani Ferreira de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco/Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA)

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife (UFPE). Professora Substituta do Núcleo de Gestão, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (NG-CAA-UFPE). Pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA-UFPE). E-mail: jessica.rani@ufpe.br

Denise Clementino de Souza, Universidade Federal de Pernambuco/Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife (UFPE). Professora Adjunta do Núcleo de Gestão, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (NG-CAA-UFPE). Pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA-UFPE). E-mail: denise.csouza@ufpe.br

Shirley Kevilen da Silva, Universidade Federal de Pernambuco/Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro integrante do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA-UFPE).

Bárbara Tayná Leal, Universidade Federal de Pernambuco/Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (UFPE/CAA)

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro integrante do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA-UFPE).

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Publicado

2021-02-09

Como Citar

Sá, M. G. de, Sousa, J. R. F. de, Souza, D. C. de, Silva, S. K. da, & Leal, B. T. (2021). O que nos Disse a Comunidade? A construção de uma agenda pública de demandas coletivas no Alto do Moura-PE. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/36555

Edição

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Contribuição Vivencial