Vídeo Interativo para Solicitação e Manutenção de Vazamento de Água e de Esgoto
Palavras-chave:
Vídeos Interativos, Hipermídia, Interação, Interatividade, Banco de DadosResumo
Este artigo tem como objetivo propor a utilização de um vídeo interativo de informações pertinentes a solicitações de manutenção de vazamentos de água e esgoto, aplicado como ferramenta web para o registro em banco de dados e que possa ser utilizada pelo próprio consumidor por acesso à internet. A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho foi apoiada na elaboração de uma pesquisa de natureza aplicada de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, pertinente a conceitos de interatividade e de técnicas necessárias pela inserção de interação na aplicação. A ferramenta proposta, através da aplicação mediada pelos vídeos interativos, busca esclarecer possíveis dúvidas do solicitante, quanto à realidade de tipos característicos dos vazamentos, já que a estética midiática contextualizada nos vídeos pode exemplificar ilustrativamente as particularidades de diferentes tipos de vazamentos norteando o consumidor ao registro correto dos dados. Assim, o processo de execução da manutenção física dos vazamentos se torna mais eficiente de acordo com a dimensão e realidade do problema registrado.
Downloads
Referências
ALVES, L. R. G. Game over: jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura, 2005.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
GOSCIOLA, V. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LEMOS, André. Cibercultura – tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Editora Sulina. Porto Alegre 2002.320p.
LÉVY, Pierre. As Tecnologías da Inteligência. Editora. 34. São Paulo 1993. 230p. Porto Alegre 2002.320p.
LIMA, C. A. A importância da internet! Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9888/9888_4.PDF . Acesso em: 18 out.2017.
MACHADO, A. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Marca d' Água, 2001.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: The Mit Press, 2001.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
MERKLE, G. W.; RICHARDSON, A. A. Assim surgiu a internet. 2001. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9888/9888_4.PDF. Acesso em 23 Jun 2019.
MONTEZ, Carlos; BECKER, Valdecir. TV digital interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. 2 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2005.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
REISMAN, Richard R. Rethinking Interactive TV – I want my Coative TV. 2002. Disponível em: http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor5/files/2014/07/claudia-ferreira.pdf Acesso em: 05 Jul 2019.
THOMPSON, John B. O Advento da interação mediada. A Mídia e a Modernidade: Uma Teoria Social da Mídia. Petrópolis: Vozes, 1999.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SUTHERLAND, I. : Sketchpad in 1962. Disponível em: https: //history-computer.com/ModernComputer/Software/Sketchpad.html Acesso em: 29 Jul 2019.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperm%C3%ADdia - Acesso em: 29 Jul 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Gestão Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0.