Dinâmicas Locais de Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Alimentação Escolar, Cooperativas, RedesResumo
Este trabalho objetivou investigar a prática da implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estudando os casos da inserção da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Espera Feliz (COOFELIZ) e da Associação dos Agricultores Familiares de Guaraciaba (ASFAG) no fornecimento de gêneros alimentícios às escolas públicas de seus respectivos municípios. Foi necessário levar em consideração quais atores estão diretamente envolvidos com o atendimento das exigências da Lei 11.947 de 2009 e como eles se relacionam. Com a análise dos casos, foi possível sustentar a afirmativa de que a implementação do PNAE configura-se como um jogo de interações entre diferentes atores, no qual o formato da implementação do programa é adaptado às práticas dos agricultores familiares, ao mesmo tempo em que as práticas dos agricultores familiares também precisam se ajustar às exigências do programa.
Downloads
Referências
ABREU, K. D. R. A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios de pequeno porte: Implicações práticas e teóricas. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo-SP, 2014.
ASSAO, T. Y. Alimentação escolar: percepções de atores sociais de uma escola da região metropolitana de São Paulo. 2012. 117 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 2012.
BAERT, P. Algumas limitações das explicações da escolha racional na ciência política e na sociologia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 12, n. 35, p. 63-74, 1997.
BARDACH, E. The Implementation Game: What Happens after a Bill Becomes a Law. Cambridge: MIT Press, 1977.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 2011.
BERMAN, P. El estudio de la macro y micro-implementación. In: VILLANUEVA, Luis F. A. La implementación de las políticas. México: Miguel Ángel Porrúa, 2007. p. 281-317.
BURT, R. S. Structural Holes: The Social Structure of Competition. Cambridge: Harvard University Press, 1992.
COLEMAN, J. Foundations of Social Theory. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1990.
CUNHA, W. A. Implicações dos programas governamentais de aquisição de alimentos para a agricultura familiar em Espera Feliz-MG. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2015.
FLIGSTEIN, N. Habilidade social e a teoria dos campos. Fórum, v. 47, n. 2, p. 61-80, abr./jun. 2007.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GRANOVETTER, Mark. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, p. 1360-1380, 1973.
GRISA, C. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: produção e institucionalização das ideias. 2012. 280f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public service. Nova Iorque: Russell Sage Foundation, 1980.
LOTTA. G. S. Implementação de políticas públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos burocratas de nível de rua no Programa Saúde da Família. 2010. 295f. Tese (Doutorado) – Departamento de Ciência Política, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
LOTTA, G. S.; PAVEZ, T. Agentes de implementação e a mediação de políticas públicas: entre dinâmicas e estruturas relacionais. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 15, n. 56, p. 109-125, jul. 2010.
PORTUGAL, S. Contributos para uma discussão do conceito de rede na teoria sociológica. Oficina do CES, nº. 271, 2007. Disponível em: < http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/ficheiros/271.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2014.
PRESSMAN J. L.; WILDAVSKY A. Implementation. Berkeley: University of California Press, 1973.
RIZZA, R. The Relationship between Economics and Sociology: The Contribution of Economic Sociology, Setting out from the Problem of Embeddedness. International Review of Sociology, v. 16, n. 1, p. 31-48, 2006.
SARAVIA, E. Introdução à Teoria da Política Pública. In: SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, E. (Org.). Políticas públicas: coletânea, v. 2. Brasília: ENAP, 2006. p. 240.
SILVA, D. W. Produzindo prerrogativas de cidadania: O acesso da agricultura familiar à política de fornecimento de produtos para a alimentação escolar. 2015. 223f. Tese (Doutorado) – Programa de pós graduação em Desenvolvimento Rual, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
TRICHES, R. M. Reconectando a produção ao consumo: a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o Programa de Alimentação Escolar. 2010. 297 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.