Dinâmicas Locais de Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Autores

  • Alan Ferreira de Freitas Universidade Federal de Viçosa
  • Alair Ferreira de Freitas Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Alimentação Escolar, Cooperativas, Redes

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a prática da implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estudando os casos da inserção da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Espera Feliz (COOFELIZ) e da Associação dos Agricultores Familiares de Guaraciaba (ASFAG) no fornecimento de gêneros alimentícios às escolas públicas de seus respectivos municípios. Foi necessário levar em consideração quais atores estão diretamente envolvidos com o atendimento das exigências da Lei 11.947 de 2009 e como eles se relacionam. Com a análise dos casos, foi possível sustentar a afirmativa de que a implementação do PNAE configura-se como um jogo de interações entre diferentes atores, no qual o formato da implementação do programa é adaptado às práticas dos agricultores familiares, ao mesmo tempo em que as práticas dos agricultores familiares também precisam se ajustar às exigências do programa.

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Biografia do Autor

Alan Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Viçosa

Professor adjunto do departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), orientador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública. Doutor e Mestre em Extensão Rural pela UFV.

Alair Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Viçosa

Professor adjunto do departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV), orientador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Extensão Rural pela UFV.

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Publicado

2021-01-02

Como Citar

Freitas, A. F. de, & Freitas, A. F. de. (2021). Dinâmicas Locais de Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/33416

Edição

Seção

Contribuição Teórica