O Cuidar e o Envelhecer: um estudo acerca das representações sociais do cuidado na perspectiva de idosos

Autores

  • Letícia Franco de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Representação Social, Cuidadoras

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as representações do cuidado na perspectiva de idosos lotados em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de uma cidade do estado de Minas Gerais.  Pôde-se observar, através da análise das entrevistas, que os idosos elencam uma diversidade de motivos pelos quais se encontram alocados na ILPI pesquisada: abandono por parte da família, violência física ou psicológica (por parentes ou estranhos), engodo, estados precários de saúde e, até mesmo, escolha pessoal. Quanto às representações que os mesmos possuem acerca da atividade de cuidado, bem como dos profissionais que a exercem, nota-se, claramente, uma associação entre a mesma e os seguintes termos: preocupar-se, proteger, não abandonar, não maltratar, não magoar.  Quanto aos profissionais, os mesmos são, normalmente, relacionados como sendo pessoas boas e membros da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Franco de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador Mineiro (Edital PPM/FAPEMIG/2018). Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Coordenador do Núcleo de Estudos em Invisibilidade Laboral e Social (NILS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações (NEORG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

ARRUDA, Ângela. Teoria das representações sociais e ciências sociais: trânsito e atravessamentos. Soc. Estado. Brasília, v. 24, n. 3, p. 739-766, 2009.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 1983.

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2016.

CAMARANO, Ana Amélia. Cuidados de longa permanência para a população idosa: um novo risco social a ser assumido? In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. (Org.). Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do care. São Paulo: Atlas, 2012. p.148-165.

DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Martins Fontes, 1999a.

DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1999b.

DURKHEIM, Émile. Sociologia e Filosofia. Rio de Janeiro: Forense, 1970.

GUIMARÃES, N. A.; HIRATA, H. S.; SUGITA, K. Cuidado e cuidadoras: o trabalho do care no Brasil, França e Japão. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. (Org.). Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do care. São Paulo, Atlas, 2012. p.148-165.

HOCHSCHILD, A. The managed heart. Berkeley: University of California Press, 1983.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 112-131.

KALACHE, Alexandre. Envelhecimento populacional do Brasil: Uma realidade nova. Cad. Saúde Pública. v. 3, n. 3, p. 217-220, 1987.

KERGOAT, Danièle. O cuidado e as imbricações das relações sociais. In: ABREU, Alice Rangel de Paiva; HIRATA, Helena; LOMBARDI, Maria Rosa (Org.). Gênero e trabalho no Brasil e na França: perspectivas interseccionais. São Paulo: Boitempo, 2016.

KOZEL, Salete. As representações no geográfico. In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (Org.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba: Ed. da UFPR, 2007. p. 96-112.

LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MINAYO, M. C. S. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. Textos em representações sociais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011. p. 73-94.

MOLINIER, Pascale. Ética e trabalho do care. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. (Org.). Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do care. São Paulo: Atlas, 2012. p.148-165.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

PEREIRA DE SÁ, Celso. Representações Sociais: o conceito e o estado da atual teoria. In: SPINK, Mary Jane P. O Conhecimento no Cotidiano: As Representações Sociais na Perspectiva da Psicologia Social. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. p. 1-293.

SÊGA, Rafael Augustus. O conceito de representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Revista do Programa de Pós-Graduação em História, Porto Alegre, v. 8, n. 13, p.128-133, 2000.

SOARES, A. As emoções do care. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. (Org.). Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do care. São Paulo, Atlas, 2012. p.148-165.

SPINK, Mary Jane P. O Conceito de Representação Social na Abordagem Psicossocial. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 300-308, jul./set. 1993.

STANDING, Guy. Global labour flexibility. Seeking distributive justice. Londres: Macmillan Press, 2001.

WEBER, M. A objetividade do conhecimento nas ciências e na política social. Lisboa: Lisboa Ltda., 1974.

ZELIZER, Viviane. A economia do care. Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 376-391, 2010.

Downloads

Publicado

2021-02-09

Como Citar

Oliveira, L. F. de, & Enoque, A. G. (2021). O Cuidar e o Envelhecer: um estudo acerca das representações sociais do cuidado na perspectiva de idosos. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/33190

Edição

Seção

Contribuição Teórica