Preocupação Socioambiental e Hábitos de Consumo: o que nos dizem os estudantes universitários?
Palavras-chave:
Consumidor Consciente, Comportamento do Consumidor, Marketing Ambiental, Marketing Social, Preocupação SocioambientalResumo
Este estudo teve como principal objetivo compreender os hábitos de consumo de estudantes de Administração da Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru, para determinar o grau de preocupação socioambiental. Foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo para avaliar em que medida esses estudantes tendem a expressar condutas que indiquem certa preocupação de ordem social e ambiental. Os resultados apontaram para um exíguo grau de preocupação socioambiental em relação aos seus hábitos de consumo, mas cabe destacar que o propósito desta pesquisa não foi o de generalizar os resultados, mas, sim, o de conhecer a estrutura de comportamentos responsáveis desses consumidores. Esta pesquisa contribui à medida que avalia esse comportamento de consumo, demonstrando que há pouca preocupação socioambiental por parte destes universitários. Ademais, contribui como um diagnóstico importante para assistir ações relacionadas às políticas públicas, ao demonstrar a necessidade de maior conscientização socioambiental desses estudantes.
Downloads
Referências
AAKER, D. A.; BAGOZZI, R. P. Attitudes Toward Public Policy Alternatives to Reduce Air Pollution. Journal of Marketing, v. 1, p. 85-94, 1982.
ALBINSSON, P. A.; WOLF, M.; KOPF, D. Anticonsumption in East Germany: Consumer resistance to hyperconsumption. Journal of Consumer Behaviour, v. 9, n. 6, p. 412-425, 2010.
ANDERSON Jr., W. T.; HENION, K. E.; COX III, E. P. Socially vs Ecologically Responsible Consumers. AMA Combined Conference Proceedings, v. 36, p. 304-
, 1974.
APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thoson Learning, 2006.
BENICIO, F. C.; MENDES, B. N.; MARTINS, M. A. S.; SOUSA, T. A. V.; SILVA FILHO, V. B. A. Hábitos de Consumo Sustentável e Intenção de Compra de Produtos Ecológicos de Alunos de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Piauí. Revista Científica Semana Acadêmica, n. 114, 2017.
BHUIAN, S.; SHARMA, S. K. Predicting consumer pro-environmental behavioral intention: the moderating role of religiosity. Review of International Business and Strategy, v. 27, n. 3, p. 352-368, 2017.
BHUIAN, S.; SHARMA, S. K.; ZAFAR, I. B.; AHMED, U. Antecedents and pro-environmental consumer behavior (pecb): the moderating role of religiosity. J. Consum. Market., v. 35, n. 3, p. 287-299, 2018.
BAHL, S.; MILNE, G. R.; ROSS, S. M.; MICK, D. G.; GRIER, S. A.; CHUGANI, S. K.; CHAN S. S. Mindfulness: its transformative potential for consumer, societal, and environmental well-being. J. Public Policy Mark., v. 35, n. 2, p. 198-210, 2016.
BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. 1. ed. São Paulo: Editora Thomson, 2005.
BROCHADO, A.; TEIGA, N.; OLIVEIRA-BROCHADO, F. The ecological conscious consumer behavior: are the activists different? International Journal of Consumer Studies, v. 41, n. 2, p. 138-146, 2017.
CHURCHILL, G. A. Jr.; PETER, P. J. Marketing criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
COLLIS, J; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
COSTA, M. F.; PENALVA, D. C.; LEITE, E. F. Análise da Utilização do Marketing nas Organizações Não-Governamentais (ONGs) da Cidade do Recife. Revista Eletrônica de Administração, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2004.
COSTA, M. G.; SANTOS, J. G. Sustentabilidade e Comportamento de Consumo: Um Estudo com Consumidores de Caruaru – PE. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 17., 2015, São Paulo. Anais... 2015.
DE LEEUW, A; VALOIS, P.; ICEK, A.; SCHMIDT, P. Using the theory of planned behavior to identify key beliefs underlying pro-environmental behavior in high-school students: implications for educational interventions. Journal of Environmental Psychology, v. 42, p. 128-138, 2015.
DE MENEZES, U. G. Consumo colaborativo: um caminho para o desenvolvimento sustentável? Consumer Behavior Review, v. 2 (Special Edition), p. 56-68, 2018.
DHANDRA, T. K. Achieving triple dividend through mindfulness: More sustainable consumption, less unsustainable consumption and more life satisfaction. Ecological Economics, v. 161, p. 83-90, 2019.
DONAIRE, Denis. Gestão Ambiental na Empresa. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2009.
ENGEL, J. F.; KOLLAT, D. T.; BLACKWELL, R. D. Consumer behavior. Nova Iorque: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
FERBER, R.; WALES, H. G. Motivation and market behavior. Homewood, Ill: Richard D. Irvin, 1958.
FISCHER, D.; STANSZUS, L.; GEIGER, S; GROSSMAN, P.; SCHRADER, U. Mindfulness and sustainable consumption: a systematic literature review of research approaches and findings. Journal of Cleaner Production , v. 162, p. 544-558, 2017.
GALHANONE, Renata Fernandes. Atitudes, Emoções e Comportamento de Compra: Um Estudo com Consumidores de Produtos de Luxo ou Sofisticados. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2019.
GIL, Alberto Pagano. A Influência da Preocupação Ambiental na Segmentação de Consumidores de Papel. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.
GREWAL, D.; LEVY, M. Marketing. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.
GRØNHØJ, A.; THØGERSEN, J. Why young people do things for the environment: the role of parenting for adolescents' motivation to engage in pro-environmental behaviour. Journal of Environmental Psychology, v. 54, p. 11-19, 2017.
HAIR Jr., Joseph F. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HONG, Z. The effects of regional characteristics and policies on individual pro-environmental behavior in China. Sustainability, v. 10, n. 10, 2018.
HOWARD, J. A. Marketing management analysis and planning. ed. rev. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, 1963.
KARIMI, K. N.; PAPAMICHAIL, C. P.; HOLLAND, C. P. The effect of prior knowledge and decision-making style on the online purchase decision-making process: A typology of consumer shopping behaviour. Decision Support Systems, v. 77, p. 137-147, 2015.
KARIMI, K. N.; PAPAMICHAIL, C. P.; HOLLAND, C. P. The impact of consumer archetypes on online purchase decision-making processes and outcomes: A behavioural process perspective. Journal of Business Research. v. 91, p. 71-82, out. 2018.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.
KATONA, G. The powerful consumer. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1960.
KIM, Y., CHOI, S. M. Antecedents of Green Purchase Behavior: An Examination of Collectivism, Environmental Concern and PCE. Advances in Consumer Research, v. 32, p. 592-599, 2005.
LAYRARGUES, P. P. Sistemas de gerenciamento ambiental, tecnologia limpa e consumidor verde: a delicada relação empresa–meio ambiente no ecocapitalismo. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 2, abr./jun. 2000.
LIMA, P. H. G; FERREIRA, T. C.; BEZERRA, Y. M. S.; FEITOSA, M. J. S.; GÓMEZ, C. R. P. Consumo consciente: um estudo com estudantes do curso de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica Serra Talhada. RACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 6, n. 2, p. 97-108, 2015.
LENDREVIE, J.; LINDON. D; DIONISIO, P.; RODRIGUES, V. Mercator: Teoria e Prática do Marketing. 6. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1996.
LORIATO, H. N; PELISSARI, A. S. Atributos determinantes na decisão de compra e satisfação dos clientes: um estudo em estabelecimentos que comercializam comida de rua. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 109-132, jan./abr. 2017.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.
MILNE, G. R.; ORDENES, F. V.; KAPLAN, B. Mindful consumption: Three consumer segment views. Australasian Marketing Journal (AMJ), 2019. 10.1016/j.ausmj.2019.09.003.
NAIR, P. B. Profiling Green Consumer Characteristics: An Eternal Quandary. Journal of Advanced Management Science, v. 3, n. 2, p. 174-178, 2015.
NASCIMENTO, T. M. Examinando o domínio do comportamento pró-ambiental na promoção do bem-estar individual e coletivo. Consumer Behavior Review, v. 3, n. 1, p. 27-41, 2019.
NASCIMENTO, E. R.; COSTA, M. F.; OLIVEIRA, K. K. Comunicação Persuasiva na Internet por meio do Youtube: é possível aumentar a preocupação ambiental e o envolvimento do consumidor com a sustentabilidade? Teoria e Prática em Administração, v. 5, n .1, p. 1-24, 2015.
NEWMAN, J. On knowing the consumer. [S. l.]: Ronald Press, 1963.
OLIVEIRA, J. A. P.; WAISSMAN, V. Integrando Ação e Comunicação para uma Estratégia de Marketing Ambiental: O Caso da Aracruz Celulose. REAd – Revista de Administração, Edição Especial 30, v. 8, n. 6, nov./dez. 2002.
OLIVEIRA, P. S. G.; FERREIRA, L.; BARROS, R. B.; TECILLA, M. C.; SILVA, O. R. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor em lojas virtuais. Revista de Administração da UNIMEP, v. 17, n. 1, p. 216-242 jan./abr. 2019.
OLIVEIRA Jr., A. B.; HUERTAS, M. K. Z.; OLIVEIRA, M. J. A Influência da Comunicação de Ações Sustentáveis Corporativas na Intenção de Compra e o Efeito Moderador do Tipo de Consumidor. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 9, n. 1, p. 2-18, 2015.
PALHARES, M. F. O Impacto do Marketing “verde” nas decisões sobre Embalagens das Cervejarias que Operam no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003.
PEREIRA, G. R.; VEIGA, A. R.; OLIVEIRA JÚNIOR, J. C.; OLIVEIRA, H. C. Marketing verde: Fatores da geração Z sobre questões ambientes. Consumer Behavior Review, v. 1, n. 2, p. 58-72, 2017.
PINTO, M. R.; BATINGA, G. L. Consumo consciente e consumismo. Revista Gestão. Org, v. 14, n. 1, Edição Especial, p 30-43, 2016.
QUEIROGA, F.; GOUVEIA, V. V; COUTINHO, M. P. L.; VASCONCELOS, T. C.; JESUS, G. R. Comportamentos Socialmente Responsáveis do Consumidor: Estudo Preliminar de Evidência de Validade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 143-149, jan./abr. 2005.
RADONS, D. L.; BATTISTELLA, L. F.; GROHMANN, M. Z. Comportamento de Compra Pró-Ambiental - Percepção dos Jovens Consumidores. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 36, p. 378-408, 2016.
ROBERTS, J. A. Green Consumers in the 1990´s: profile and implications for advertising. Journal of Business Research. v. 36, p. 217-231, 1996.
ROBERTS, J. A.; BACON, D. R. Exploring the Subtle Relations between Environmental Concern and Ecologically Conscious Consumer Behavior. Journal of Business Research, v. 40, p. 79-89, 1997.
RONCHI, L; OLIVEIRA, P. R. V; PARISOTTO, I. R. S.; GOMES, G. A prática do consumo sustentável entre estudantes universitários. Revista Metropolitana de Sustentabilidade - RMS, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 118-138, jan./abr. 2016.
ROSENBERG, E. L. Mindfulness and consumerism. In: KASSER, T.; KANNER, A. D. (Ed.). Psychology and Consumer Culture: The Struggle for a Good Life in a Materialistic World. Washington D.C.: American Psychological Association, 2006. p. 107-125.
SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SARMENTO, R. F.; CARVALHO, J. R. M.; CÂNDIDO, G. A.; CARVALHO, E. K. M. A. Consciência ambiental: uma investigação junto aos discentes de ciências contábeis da federal de Campina Grande. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 9, n. 17, p. 83-102, 2012.
SHETH, J. N.; SETHIA, N. K.; SRINIVAS, S. Mindful consumption: a customer-centric approach to sustainability. Journal of Academic. Marketing. Sci., v. 39, n. 1, p. 21-39, 2011.
SILVA, M. G.; ARAÚJO, N. S. M.; SANTOS, J. S. Consumo Consciente: O Ecocapitalismo como Ideologia. Revista Katálysis, v. 15, n. 1, p. 95-111, 2012.
SILVA, P.; VELOSO, M. N.; BARROSO, J. A.; PINTO, L. A.; TORRES, E. F. Consciência Ambiental Versus as Práticas de Comportamento Pró-Ambiental de Acadêmicos de Graduação. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 14, Ed. Espec. 1, p. 59-74, 2016.
SOLOMOM, M. R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
STRAUGHAN, R. D.; ROBERTS, J. A. Environmental segmentation alternatives: A look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, v. 16, p. 558 - 575, 1999.
TING, H.; THAICHON P.; CHUAH, F.; TAN, S. R. Consumer behaviour and disposition decisions: The why and how of smartphone disposition. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 51, p. 212-220, 2019.
TSARENKO, Y.; FERRARO, C.; SANDS, S.; MCLEOD, C. Environmentally conscious consumption: The role of retailers and peers as external influences. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 20, n. 3, p. 302-310, 2013.
VIEIRA, V. A. Comportamento do Consumidor. RAC, v. 6, n. 3, p. 219-221, set./dez. 2002.