Desenvolvimento à Escala Humana na Economia Solidária: síntese de necessidades e satisfatores de trabalhadoras do segmento da produção de artesanato (Natal, 2017-2018)

Autores

  • Denys Daniel Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Washington José de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nicole Silva Moreno Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raquel Maria da Costa Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Desenvolvimento à Escala Humana, Empreendimentos Econômicos Solidários, Economia Solidária, Gênero

Resumo

O texto classifica necessidades e satisfatores de desenvolvimento à escala humana tomando como ambiente empírico empreendimentos econômicos solidários do segmento do artesanato e, como referência teórico-metodológica, a matriz de necessidades e satisfatores de Max-Neef (2012). O estudo seguiu três caminhos: revisão sistemática em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil; coleta de dados, via grupo focal, junto a nove empreendimentos econômicos solidários do artesanato; criação de enunciados para os achados e enquadramento na matriz. Neste texto, são abordadas vivências de artesãs combinadas às necessidades existenciais e axiológicas que aparecem com destaque nas quatro pesquisas de pós-graduação stricto sensu realizadas no Brasil. Como resultado, destacam-se a dimensão autogestionária dos empreendimentos estudados, a natureza da atividade produtiva e o perfil das trabalhadoras envolvidas – donas-de-casa, aposentadas, pensionistas – explicando a presença das necessidades axiológicas ociosidade, criação, liberdade, participação e entendimento (MAX-NEEF, 2012), e, espiritualidade (PEREIRA, 2011).  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denys Daniel Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Tecnologia em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com experiências na área de Gestão Hospitalar, Controle Social no Sistema Único de Saúde e na politica de álcool e drogas. Estar desde 2010 no grupo de pesquisas Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Sociais e Solidarias e Estudos no Terceiro Setor (OASIS/UFRN) desempenhando trabalhos de pesquisa e extensão na perspectiva da Gestão Social e Terceiro Setor. Participou como bolsista de iniciação ciêntifica do projeto de Intervivencia Universitária/OASIS vinculado a UFRN na área do protagonismo juvenil, com jovens estudantes do ensino médio moradores de áreas de reforma agraria das regiões do Mato grande e Sertão Central do estado do Rio Grande do Norte. Atualmente desempenha atividades de pesquisa mediante bolsa de projeto Gestão Social e Desenvolvimento Territorial: Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional na Agricultura Familiar no Território do Mato Grande financiado pelo Conselho Nacional de Desenvlvimento Cientifico  e Tecnologico (CNPq).

Referências

. Barbour, R (2009). Grupos Focais. São Paulo: Artmed.

Freitas, J. D. D. (2010). Por uma pedagogia dos satisfatores para a promoção da saúde: dos espaços estruturais de Boaventura de Souza Santos às necessidades humanas de Max-Neef (Doctoral dissertation).

Galeano, E (1979). As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

Maslow, A (1954). Motivação e personalidade. New York. Harper& Row.

Max-neef, M. A., Elizalde, A., & Hopenhayn, M. (2012). Desenvolvimento à escala humana: concepção, aplicação e reflexões posteriores. Blumenau: Edifurb.

Nascimento, M. A. D. A. (2013). Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária(Master's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Nassif, A. (2008). Há evidências de desindustrialização no Brasil?. Brazilian Journal of Political Economy, 28(1), 72-96.

Nunes, M. C. A., de Sousa Andrade, A. G., & Morais, N. (2013). Adolescentes em conflito com a lei e família: um estudo de revisão sistemática da literatura. Contextos Clínicos, 6(2), 144-156.

Pereira, M. F. S. N (2015). Turismo Em Comunidades Na Busca Do Desenvolvimento À Escala Humana, em Icapuí/CE'. Dissertação de Mestrado Profissional. Universidade Estadual do Ceará.

Pereira, V. S (2011). Desenvolvimento à escala humana: uma análise em São Tomé das Letras-MG. Tese de doutorado. Universidade Federal de Lavras.

Sachs, I (2007). Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Cortez.

De Sousa Santos, B., & Paula, M. M. (2014). Epistemologias do sul. Cortez Editora.

SANTOS, L. V. D. (2015). Avaliação pós-ocupação da habitação de interesse social no Brasil: uma revisão sistemática da literatura.

Singer, P. (2002). Introdução à economia solidária. Fundação Perseu Abramo.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Silva, D. D., Souza, W. J. de, Moreno, N. S., & Silveira, R. M. da C. (2021). Desenvolvimento à Escala Humana na Economia Solidária: síntese de necessidades e satisfatores de trabalhadoras do segmento da produção de artesanato (Natal, 2017-2018). Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/32494

Edição

Seção

Contribuição Teórica