O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?

Autores

  • Silveli Cristo-Andrade Universidade da Beira Interior/UBI - Covilhã/Portugal
  • Danilo Soares Monte-mor FUCAPE Business School

Palavras-chave:

Mulheres Eleitoras, Comportamento do Eleitor, Marketing Político, Mulheres e Política.

Resumo

Devido à pouca atenção que a literatura demonstra para o comportamento do voto em relação ao gênero, este estudo procurou evidenciar como a mulher escolhe seu candidato. Este artigo aplicou um modelo de comportamento do eleitor já usado em estudos anteriores para mostrar quais são os critérios relevantes para as mulheres brasileiras e estadunidenses. Para identificar estes critérios, foram escolhidas duas amostras com populações do Brasil e Estados Unidos da América. Como resultado, identificou-se que a mulher brasileira escolhe seu candidato diferentemente da mulher estadunidense, bem como também se encontram diferenças entre uma mulher escolher seu candidato e um homem escolher seu candidato. Atributos como imagem e qualidade percebida pelos eleitores não se mostraram tão significativos para a mulher brasileira como para a mulher estadunidense. Limitações também foram encontradas e novas oportunidades de melhoria e desafios para futuras pesquisas.

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Biografia do Autor

Silveli Cristo-Andrade, Universidade da Beira Interior/UBI - Covilhã/Portugal

Doutoranda em Gestão pela Universidade Beira Interior. Possui mestrado em Administração pela FUCAPE Business School e graduação em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade da Beira Interior. Professora assistente da Fucape Business School nas áreas de Estratégia, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Marketing, Metodologia de Pesquisa. Expertise: Estratégia e Empreendedorismo.

Danilo Soares Monte-mor, FUCAPE Business School

Professor associado da Fucape Business School. Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fucape Business School, mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo nas áreas de Teoria Econômica e Métodos Quantitativos, e graduado em matemática pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Accounting Based Valuation Models, Corporate Governance e Asset Pricing.

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Publicado

2019-04-22

Como Citar

Cristo-Andrade, S., & Monte-mor, D. S. (2019). O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251

Edição

Seção

Contribuição Teórica