A Criatividade no Empreendedorismo Social: Motivação, Experiência e Habilidade, Juntas para o Bem Comum

Autores

  • Jéssica Moliterno Genú UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Carla Regina Pasa Gómez UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Henrique Muzzio UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Criatividade, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social, Inovação, Inovação Social.

Resumo

As adversidades sociais presentes na contemporaneidade colaboram para o surgimento de ações no campo social que buscam minimizar os efeitos negativos do sistema econômico vigente. Neste contexto, a criatividade social emerge como um meio para alcançar tal propósito. A partir de manifestos criativos, muitos empreendedores sociais fomentam inovações em prol da geração de impacto social significativo, entretanto, apesar da relevância atribuída a tais empreendedores, o Brasil ainda carece de pesquisas acerca do Empreendedorismo Social (ES). Assim, o objetivo deste trabalho consiste na análise dos fatores relacionais – experiência, motivação e habilidade criativa propostos por Amabile (1997) – em um empreendimento social incubado, realizando-se, para isso, uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva. Os resultados confirmam que o empreendedor social necessita ser criativo para se manter atuante e que os fatores relacionais podem colaborar para o desenvolvimento da criatividade.

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Biografia do Autor

Jéssica Moliterno Genú, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Bacharela em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (2018), desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: inovação, inovação social, terceiro setor, sustentabilidade, gestão de pessoas e empreendedorismo social.

Carla Regina Pasa Gómez, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Pós-doutorado (2012) NHTV Breda University, Breda, Holanda. Atualmente é professora Associado nível II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, gestão empresarial, inovação social, turismo de base comunitária

Henrique Muzzio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutor em Administração pela EAESP-FGV (Conceito 7 - CAPES). Professor Adjunto 3 da UFPE - Departamento de Ciências Administrativas (DCA). Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD). Membro do Comitê Científico EPQ da ANPAD (2018-2020). Líder do Grupo de Pesquisa: Lócus de Investigação em Economia Criativa, e pesquisador do Grupo Redes, Sociabilidades e Poder. Pesquisas com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Criativa; Simbolismo e Cultura.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Genú, J. M., Gómez, C. R. P., & Muzzio, H. (2018). A Criatividade no Empreendedorismo Social: Motivação, Experiência e Habilidade, Juntas para o Bem Comum. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26012

Edição

Seção

Contribuição Teórica