A Eficiência na Alocação dos Recursos de Escolas Municipais de São José dos Pinhais / PR: Um Estudo a Partir da Análise Envoltória de Dados (DEA)

Autores

  • Renata Storti Pereira Universidade Estadual de Londrina Universidade Anhanguera
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira Universidade Estadual de Londrina
  • Federico Natalio Madkur Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Gestão Pública, Educação, Ensino Fundamental, Eficiência, DEA.

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar a eficiência das unidades escolares municipais de São José dos Pinhais/PR mediante Análise Envoltória de Dados (DEA). Para tanto, abarca um referencial sobre a DEA, bem como sua aplicação em outros estudos. O presente estudo é quantitativo, censitário e descritivo, realizado no município de São José dos Pinhais/PR. Foram coletadas as informações de custos, nível socioeconômico e estrutura pedagógica. Como resultado da análise feita por meio da DEA, observou-se que apenas uma escola dentre 53 possui 100% de eficiência, enquanto dez escolas possuem eficiência menor que 80%. Como contribuições, verifica-se que o método de análise das variáveis pode ser aplicado em outros municípios a fim de mapear os problemas educacionais e, assim, analisar alternativas que visam à melhora da qualidade da educação em âmbito municipal, auxiliando ainda na avaliação de políticas públicas educacionais dos municípios.

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Biografia do Autor

Renata Storti Pereira, Universidade Estadual de Londrina Universidade Anhanguera

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA-UEL (2016). Bacharela em Administração pela mesma universidade (2013). Tem experiência na área de Administração, com interesse nos seguintes temas: administração e gestão pública, políticas públicas, custos, estrutura de gestão e educação. Docente na Anhanguera, na modalidade EaD, nos cursos de Administração, Marketing, Processos Gerenciais, Logística e Gestão da Produção Industrial.

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Estratégia, Análise de stakeholders, Empreendedorismo e Inovação.

Federico Natalio Madkur, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina/ Universidade Estadual de Maringa (2008). Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV/ISAE e Adminstração Industrial pela UEL. Possui graduação em Contador Público Nacional - Universidad Nacional de Tucumán-Argentina (1998) e atualmente é professor do Departamento de Administração na Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenador e professor do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Vale de Ivaí. Tem experiência na área de Administração, atuando como consultor de empresas. Desenvolve pesquisa nas áreas de administração, gerenciamento de projetos e jogos de empresas.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Pereira, R. S., Amâncio Vieira, S. F., & Madkur, F. N. (2018). A Eficiência na Alocação dos Recursos de Escolas Municipais de São José dos Pinhais / PR: Um Estudo a Partir da Análise Envoltória de Dados (DEA). Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25902

Edição

Seção

Contribuição Tecnológica