A Eficiência na Alocação dos Recursos de Escolas Municipais de São José dos Pinhais / PR: Um Estudo a Partir da Análise Envoltória de Dados (DEA)
Palavras-chave:
Gestão Pública, Educação, Ensino Fundamental, Eficiência, DEA.Resumo
O artigo teve como objetivo analisar a eficiência das unidades escolares municipais de São José dos Pinhais/PR mediante Análise Envoltória de Dados (DEA). Para tanto, abarca um referencial sobre a DEA, bem como sua aplicação em outros estudos. O presente estudo é quantitativo, censitário e descritivo, realizado no município de São José dos Pinhais/PR. Foram coletadas as informações de custos, nível socioeconômico e estrutura pedagógica. Como resultado da análise feita por meio da DEA, observou-se que apenas uma escola dentre 53 possui 100% de eficiência, enquanto dez escolas possuem eficiência menor que 80%. Como contribuições, verifica-se que o método de análise das variáveis pode ser aplicado em outros municípios a fim de mapear os problemas educacionais e, assim, analisar alternativas que visam à melhora da qualidade da educação em âmbito municipal, auxiliando ainda na avaliação de políticas públicas educacionais dos municípios.
Downloads
Referências
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, pp. 177-194, 2013.
ÂNGULO-MEZA, L.; NETO, L. B.; SOARES DE MELLO, J. C. C. B.; GOMES, E. G. ISYDS– Integrated System for Decision Support (SIAD – Sistema Integrado de Apoio a Decisão): a software package for data envelopment analysis model. Pesquisa Operacional, v. 25, n. 3, pp. 493-503, 2005.
BENÍCIO, A. P.; RODOPOULOS, F. M. A.; BARDELLA, F. P. Um retrato do gasto público no Brasil: por que se buscar a eficiência. In: BOUERI, R.; ROCHA, F.; RODOPOULOS, F. M. A. (Orgs.). Avaliação da Qualidade do Gasto Público e Mensuração da Eficiência. Brasília: Secretaria do Tesouro Nacional, 2015.
BOUERI, R. Modelos não paramétricos: Análise Envoltória de Dados (DEA). In: BOUERI, R., ROCHA, F., RODOPOULOS, F. M. A. (Orgs.). Avaliação da Qualidade do Gasto Público e Mensuração da Eficiência. Brasília: Secretaria do Tesouro Nacional, 2015.
FARIA, F. P.; JANNUZZI, P. M.; SILVA, S. J. da. Eficiência dos gastos municipais em saúde e educação: uma investigação através da análise envoltória no estado do Rio de Janeiro. RAP, Rio de Janeiro, v. 42, n. 1, pp. 155-177, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE (2012) Paraná – São José dos Pinhais – Informações Estatísticas: Ensino – Matrículas, Docentes e Rede Escolar. 2012. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/csv.php?lang=&idtema=117&codmun=412550>. Acesso em: 11 jul. 2014.
MAUSS, C. V.; SOUZA, M. A. de. Gestão de Custos Aplicada ao Setor Público: Modelo para mensuração e análise da eficiência e eficácia governamental. São Paulo: Atlas S.A, 2008.
NASCIMENTO, P. A. M. M. Desempenho educacional e gastos municipais por aluno em educação: relação observada em municípios baianos para o ano de 2000. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 56, pp. 393-412, 2007.
NEGREIROS, L. F.; AMÂNCIO-VIEIRA, S. F. A Eficiência das Escolas da Região Metropolitana de Londrina: um estudo a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA). XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade, São Paulo, São Paulo, Brasil, XIV, jul. 2014.
PEÑA, C. R. Um modelo de avaliação da eficiência da administração pública através do método Análise Envoltória de Dados (DEA). RAC, Curitiba, v. 12, n. 1, pp. 83-106, 2008.
PEÑA, C. R.; ALBUQUERQUE, P. H. M.; MARCIO, C. J. A eficiência dos gastos públicos em educação: evidências georreferenciadas nos municípios goianos. Economia Aplicada, v. 16, n. 3, pp. 421-443, 2012.
PEREIRA, R. S.; AMÂNCIO-VIEIRA, S. F.; BACCARO, T. A. Custos, Nível Socioeconômico ou Estrutura Pedagógica: o que influencia o desempenho educacional dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? XL Encontro da ANPAD – EnANPAD, Costa do Sauípe, Bahia, Brasil, XL, set. 2016.
REZENDE, F.; CUNHA, A.; BEVILACQUA, R. Informações de custos e qualidade do gasto público: lições da experiência internacional. RAP, Rio de Janeiro, v. 44, n. 4, pp. 959-992, 2010.
RODRIGUES, C. G.; RIOS-NETO, E. L. G.; PINTO, C. C. X. Diferenças intertemporais na média e distribuição do desempenho educacional no Brasil: o papel do nível socioeconômico, 1997 a 2005. R. bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, pp. 5-36, 2011.
SOARES DE MELLO, J. C. C. B.; MEZA, L. A.; GOMES, E. G.; NETO, L. B. Curso de Análise de Envoltória de Dados. XXXVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil, XXXVII, set. 2005.
SOLIGO, V. Indicadores: conceito e complexidade de mensurar em estudos de fenômenos sociais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, pp. 12-15, 2012.
STORTI-PEREIRA, R. A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolas com o desempenho educacional: uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais – PR. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. 2016.
VEIGA, L.; LEITE, M. R. S. D. T; DUARTE, V. C. Qualificação, Competência Técnica e Inovação no Ofício Docente para a Melhoria da Qualidade do Ensino Fundamental. RAC, v. 9, n. 3, pp. 143-167, 2005.
WILBERT, M. D.; D’ABREU, E. C. C. F. Eficiência dos gastos públicos na educação: análise dos municípios do Estado de Alagoas. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 6, n. 3, pp. 348-372, 2013.