O Papel do Capital Social na Construção da Confiança Interorganizacional no Setor Moveleiro

Autores

  • Cristiane Marques de Mello Centro Universitário Integrado
  • Luciano Rossoni Universidade do Grande Rio/UniGranRio

Palavras-chave:

Capital Social, Confiança, Relações Interorganizacionais, Setor Moveleiro

Resumo

A confiança é considerada como um meio eficaz para coordenar as expectativas e a interação nas relações entre atores individuais e/ou atores coletivos, e não como uma atitude ou estado de espírito de um indivíduo, e é nessa visão que o presente trabalho está pautado. O objetivo principal deste trabalho é compreender como o capital social imerso nas relações interorganizacionais condiciona as relações de confiança entre as empresas. O estudo caracteriza-se como qualitativo e inclui a utilização de um roteiro de entrevistas. As unidades de análise do estudo foram indústrias de móveis localizadas na região norte do Estado do Paraná (em Arapongas), e na região norte do Estado do Espírito Santo (em Linhares).  Os resultados apontam que o capital social pode atuar como antecedente das relações e, também, como facilitador da construção e manutenção da relação de confiança entre as empresas. O capital social reforça a confiança à medida que recursos são trocados entre atores sociais e novas interações são realizadas, ao passo que a relação de confiança favorece a formação do capital social, no sentido de que quanto mais eu confio no parceiro maior também a probabilidade de aumentar o capital social.

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Biografia do Autor

Cristiane Marques de Mello, Centro Universitário Integrado

Doutora em Administração pela Universidade Positivo. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Coordenou cursos de pós-graduação (lato sensu) MBA em Gestão Pública (2008-2010) e MBA em Gestão do Agronegócio (2009-2010). Tem experiência como docente nas disciplinas de Administração Estratégica, Teoria Geral da Administração, Pesquisa em Administração, Empreendedorismo e Marketing. Temas de interesse: Estratégia em Organizações, Estudos Organizacionais, Empreendedorismo, Teoria Institucional, Redes, Confiança Interorganizacional e Produção Científica Brasileira em Administração. http://lattes.cnpq.br/2215329612129225

Luciano Rossoni, Universidade do Grande Rio/UniGranRio

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Realizou pós-doutorado em Sociologia na Universidade da Califórnia, Santa Barbara (2017) e em Finanças na UFRJ (2013). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UniGranRio, Consultor Ad Hoc do CNPq e da CAPES, Jovem Cientista do Nosso Estado, Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES), Membro do Comitê Científico da Área de Estudos Organizacionais da ANPAD e Cocriador e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). É editor associado da Organizações & Sociedade e da REAd (Revista Eletrônica de Administração da UFRGS), membro do conselho editorial da Revista de Administração Pública (FGV-RJ) e editor científico da Revista de Administração de Empresas (RAE), tal como avaliador de vários periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de ensino, pesquisa e coordenação em nível de pós-graduação (desde 2008) e graduação em administração (desde 2003), atuando principalmente nos seguintes temas: teoria institucional, análise de redes sociais, produção científica, organizações, estratégia, governança corporativa, sociologia econômica e métodos quantitativos. 

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Mello, C. M. de, & Rossoni, L. (2018). O Papel do Capital Social na Construção da Confiança Interorganizacional no Setor Moveleiro. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25891

Edição

Seção

Contribuição Teórica