Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços
Palavras-chave:
Trabalho Imaterial. Consumo. Co-criação. Consumo de ExperiênciasResumo
O objetivo deste ensaio teórico é apresentar um debate inicial, de natureza teórica, sobre as relações entre as novas formas de trabalho no setor de serviços e consumo nas sociedades contemporâneas, relacionadas às mutações do capitalismo, em especial, nos processos de co-criação e consumo de experiências. O embasamento teórico que deu sustentação à pesquisa aborda a importância de pensar o trabalho imaterial, entendido como o conteúdo cultural e informacional da mercadoria, e seus desdobramentos na atualidade, em especial nos fenômenos da co-criação e do consumo de experiências. A discussão realizada revela a aproximação cada vez maior do aspecto experiencial do consumo como mobilizador de elementos afetivos e cognitivos e da co-criação como um modo de destrancar o potencial produtivo do consumidor, aspectos que estão sendo cada vez mais apropriados pelo capitalismo (e portanto, pelas organizações) para a geração de valor econômico. Por fim, sugere-se estudos futuros na área de Estudos Organizacionais que envolvam mais esta temática, a partir de temas como Sharing Economy e Crowdsourcing.
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