Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços

Autores

Palavras-chave:

Trabalho Imaterial. Consumo. Co-criação. Consumo de Experiências

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é apresentar um debate inicial, de natureza teórica, sobre as relações entre as novas formas de trabalho no setor de serviços e consumo nas sociedades contemporâneas, relacionadas às mutações do capitalismo, em especial, nos processos de co-criação e consumo de experiências. O embasamento teórico que deu sustentação à pesquisa aborda a importância de pensar o trabalho imaterial, entendido como o conteúdo cultural e informacional da mercadoria, e seus desdobramentos na atualidade, em especial nos fenômenos da co-criação e do consumo de experiências. A discussão realizada revela a aproximação cada vez maior do aspecto experiencial do consumo como mobilizador de elementos afetivos e cognitivos e da co-criação como um modo de destrancar o potencial produtivo do consumidor, aspectos que estão sendo cada vez mais apropriados pelo capitalismo (e portanto, pelas organizações) para a geração de valor econômico. Por fim, sugere-se estudos futuros na área de Estudos Organizacionais que envolvam mais esta temática, a partir de temas como Sharing Economy e Crowdsourcing

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Biografia do Autor

Rosana Córdova Guimarães

Doutora em Administração de Empresas pela FGV-EAESP

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Publicado

2018-06-09

Como Citar

Guimarães, R. C., & Santos, E. F. (2018). Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25473

Edição

Seção

Contribuição Teórica